Saiba como identificar pessoas extremamente inteligentes e que características eles têm em comum que os diferenciam de outras mentes brilhantes
Não é difícil ouvirmos histórias de pessoas que demonstram total desenvoltura e dinâmica sobretudo na resolução de problemas do dia-a-dia. Ou até mesmo crianças que desde cedo já apresentam características de raciocínio muito avançado para determinada idade, sobretudo no que diz respeito a reações diante de algumas situações do cotidiano.
Sem dúvidas, muitos desses acabam posteriormente se firmando como pessoas de extrema inteligência e, no caso de crianças, os cada vez mais falados superdotados. Sobre isso, o pós PhD neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, especialista em estudos sobre inteligência e membro de quatro sociedades de alto QI, apontou como podemos identificar essas pessoas e que características as diferenciam até mesmo de outras que possuem mentes brilhantes.
“Não é difícil detectar os pormenores que separam a inteligência, quantificando, sem números, mas na percepção, o tamanho da inteligência de uma pessoa. Essa análise também se dá através da inteligência, de quão desenvolvida é a cognição do analista”, iniciou.
Segundo ele, são várias nuances no comportamento, que precisam ser levadas em consideração. Fora as básicas que são: criatividade de raciocínio, curiosidade, vontade em buscar respostas e alta tomada de decisão, assim como percepções preventivas mais assertivas. Também conforme ele, uma outra análise bem fácil de distinguir é o interesse e realizações em vários campos, podendo se aprofundar na busca de conhecimentos até mesmo totalmente distintos.
“Uma outra análise bem fácil de identificar é a desenvoltura e dinâmica em encontrar soluções, às vezes, para as coisas que parecem mais simples como uma resposta linear com aprofundamento. Assim como a capacidade em respostas rápidas para lidar com problemas novos”, mencionou.
Ainda conforme Fabiano podemos atribuir aos sinais que podem identificar tais mentes podem ser acrescentados os seguintes fatos:
Um apetite por informação e conhecimento, que inclui não apenas curiosidade, mas também uma verdadeira necessidade de estímulo intelectual;
A capacidade de entender rapidamente seus argumentos sem a necessidade de muita explicação, talvez até antecipando a conclusão final antes de se chegar a ela;
Identificar implicações e consequências interessantes de seus argumentos que você mesmo não havia considerado;
Exibições de percepção rápida, forte capacidade de aprendizado e habilidades substanciais de resolução de problemas;
Um amplo escopo e/ou profundidade de conhecimento;
A capacidade de perceber e apreciar os talentos e realizações relevantes dos outros.
Sobre Fabiano de Abreu Agrela
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA – American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro Mensa, Intertel e TNS.