Secretaria de Educação de Nova Odessa apresenta a vereadores projetos, materiais e investimentos de 2021 e 2022

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Ao lado da equipe técnica gestora da pasta, o secretário de Educação de Nova Odessa, professor José Jorge Teixeira, fez a apresentação a vereadores, nesta terça-feira (01/02), dos materiais dos projetos pedagógicos de reforço que estão sendo adotados junto aos alunos da Rede Municipal. Os profissionais também esclareceram todos os questionamentos dos parlamentares.

Foram detalhados aos vereadores todos os processos envolvendo a aquisição, capacitação, distribuição e uso dos materiais e do suporte técnico a cada projeto paradidático, incluindo o “Lendo em Rede” (de incentivo à Leitura), o “Palavra Cantada Na Escola” (de apoio pedagógico através da musicalidade) e o material do Projeto “Giro de Aprendizagem”, de Língua Portuguesa e Matemática.

Estavam presentes os parlamentares Márcia Rebeschini, Oséias Jorge e Tiãozinho do Klavin, bem como o secretário municipal de Governo, Robson Paulo, e Ana Rita Bittencourt (diretora de Gestão Pedagógica e Educação Especial da Rede Municipal), Denile Tupynamba Marin (diretora de Ensino Fundamental), Luciana Carla Negrison (diretora de Educação Infantil), Renata Ortiz de Camargo Chervi (coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental) e Maiza Aparecida Passoni (coordenadora pedagógica da Educação Infantil).

O Projeto “Lendo em Rede” atende a alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Rede Municipal com um kit de livros adequado para cada idade, que foram distribuídos gratuitamente às crianças no último bimestre do ano passado. Cada pasta plástica contém oito livros, incentivando assim o aluno beneficiado a criar uma biblioteca ou um “espaço de leitura” em sua própria casa, criando assim o hábito de leitura desde cedo.

Já o “Palavra Cantada na Escola” é todo baseado em músicas e ritmos conhecido em todo o Brasil, e passa a ser adotado neste ano letivo de 2022 junto a todos os alunos de 2 a 10 anos das 25 escolas da Rede Municipal.

O lançamento aconteceu em 08/11/21 no Teatro Municipal, com a presença da equipe técnica da Secretaria, e da coordenadora do Departamento Educacional da Editora Movimenta, Tatiana Ubinha, e dos “Brincantes” – artistas que apresentaram uma “aula-espetáculo” com algumas das músicas e possibilidades trazidos pelo projeto aos cerca de 70 diretores e coordenadores pedagógicos presentes.

Por fim, o “Giro de Aprendizagem” traz material de apoio aos alunos e professores na retomada dos conteúdos. O material foi elaborado por especialistas com o objetivo de aprimorar competências dos estudantes. Além dos livros de Língua Portuguesa e Matemática distribuídos para todos os alunos, o material oferece plataforma para elaboração de dados para avaliação diagnóstica e formação para professores, para eles explorarem todo o potencial do projeto.

Ainda no final de 2021, os docentes das creches e escolas municipais passaram por capacitação sobre o projeto, conhecendo os kits com livro do professor, livro do aluno (adequados para cada série), CD e DVD com músicas, clipes e, também, os QR Codes para acesso do mesmo conteúdo, mas de forma online, por parte dos alunos e suas famílias. Os kits dos alunos (iguais, mas sem o livro do professor) devem ser entregues já a partir do início do ano letivo 2022, por cada escola.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo atende cerca de 5,6 mil alunos. As aulas presenciais do novo ano letivo começam no próximo dia 07 de fevereiro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *