Semana da Indústria destacou força do setor e legado deixado por empresários

Durante solenidade em Curitiba que fechou o ciclo de comemorações, presidente do Sistema Fiep defendeu debate em prol de política industrial

Após uma rodada de solenidades no interior do Estado, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) encerrou a Semana da Indústria 2024 com uma festividade em Curitiba, na noite desta segunda-feira (27). Participaram da comemoração alusiva ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, lideranças industriais, presidentes de sindicatos, empresários e autoridades de toda a região metropolitana da capital. Durante o evento, a Fiep prestou homenagens a industriais com destacada atuação pelo desenvolvimento da indústria paranaense. Cláudio Grochowicz, do Grupo Jamari, recebeu a medalha do Mérito Industrial, enquanto Teodoro Hübner Filho, da WHB Brasil, foi reconhecido postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

>> Confira mais fotos do evento

>> Assista aos vídeos com os perfis dos homenageados

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, avaliou que a retomada da Semana da Indústria, com solenidades em todas as regiões do Estado, reforça a importância da indústria e o papel dos empresários para o desenvolvimento do Paraná. “É com grande satisfação que terminamos um ciclo de atividades em comemoração ao Dia da Indústria. Um ciclo que não só mostra a pujança da indústria, mas o legado que ela deixa por meio daqueles que tanto fazem, que são esses industriais que temos orgulho de homenagear”, afirmou.

Ele ressaltou, ainda, que a reaproximação da Fiep com todas as regiões, realizada também por meio da Semana da Indústria, faz parte de um trabalho mais amplo que a atual diretoria da entidade vem desenvolvendo para a construção de uma política industrial que permita maior crescimento ao setor. “Sabemos da responsabilidade de projetar um estado que cresce mais do que todos os outros. E não podemos virar as costas para os problemas de um estado que tanto cresce. Temos problemas de energia, de infraestrutura e de conectividade que não acompanham o crescimento industrial”, declarou. “Por isso, precisamos ter serenidade e não podemos fugir do debate, que não é algo que corrói ou deprecia, mas é algo que constrói. Nós, da Federação, sempre usaremos a técnica e a institucionalidade para promover bons debates”, disse.

O evento em Curitiba teve a participação de diretores da Fiep, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de toda a região metropolitana. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o senador Sérgio Moro, o deputado federal Toninho Wandscheer, os secretários de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e das Cidades, Camila Mileke Scucato, e os deputados estaduais Ricardo Arruda, Luiz Cláudio Romanelli e Ney Leprevost.

Mérito Industrial

O ponto mais importante da celebração da Semana da Indústria em Curitiba foi o reconhecimento a empresários da região. Cláudio Grochowicz, presidente do Grupo Jamari, foi homenageado com a medalha do Mérito Industrial. A condecoração é concedida pela Fiep a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial paranaense.

Diretor da Fiep, Cláudio Grochowicz é engenheiro mecânico formado pela UFPR, com pós-graduações em diversas áreas. Desde 2005 preside o Grupo Jamari, holding controladora da Terra Rica, empresa líder na produção de calcário agrícola no Paraná, situada em Almirante Tamandaré. Ao longo dos anos, a Terra Rica diversificou suas operações, incluindo a produção de agregados para construção civil e o lançamento de produtos inovadores, como o Fertilizante AglimeMIX.

A empresa participa ativamente do mercado de calcário agrícola através da Central de Vendas de Calcário Nutrical, e também se aventura em novos segmentos, como a produção de mármore dolomítico, lançando o produto Alba Pietra, em 2019. Esses empreendimentos refletem o compromisso da Terra Rica com a inovação e o crescimento sustentável em diferentes setores da indústria.

Ao receber a medalha, Grochowicz dividiu a homenagem com sócios, colaboradores e parceiros da Terra Rica. “Estamos felizes com tudo o que temos realizado, principalmente porque já passamos por tantas crises e desafios desde que a empresa foi fundada por meu pai junto com um grupo de acionistas”, afirmou. Além disso, destacou que a honraria é um reconhecimento também a sua dedicação para o desenvolvimento da indústria mineral paranaense como um todo. Atualmente, o empresário coordena o Conselho Setorial da Indústria Mineral da Fiep.

A homenagem a Cláudio Grochowicz foi proposta pelo Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras no Estado do Paraná (Sindemcap).

Benemérito da Indústria

Já Teodoro Hübner Filho foi homenageado com o título de Benemérito da Indústria, que reconhece empresários já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. Nascido em Canoinhas (SC), em 1949, Teodoro revelou desde cedo um espírito empreendedor. Após concluir o curso de torneiro mecânico no Senai, em Ponta Grossa, mudou-se para Curitiba, onde frequentou o curso técnico em Mecânica no CEFET do Paraná.

Com seu irmão Nelson Hübner, fundou a Hübner Indústria Mecânica Ltda, em 1980. Apesar das adversidades, a empresa prosperou, destacando-se pela instalação pioneira de uma máquina CNC com troca automática de ferramentas, impulsionando a eficiência da produção e consolidando sua reputação. Teodoro expandiu seus negócios ao longo dos anos, incluindo a WHB Brasil, líder no setor de usinagem. Sua visão empreendedora e foco na modernização e qualidade levaram a empresa a reconhecimento internacional. O empresário faleceu em 28 de fevereiro de 2021.

Discursando em nome da família do benemérito, o filho Adriano Hübner destacou o caráter trabalhador e empreendedor do pai. “Ele era uma pessoa muito inteligente, focada e, de certa forma, destemida. Era um profundo conhecedor de processos e fazia questão de auditar as linhas de produção”, lembrou. “E ele sempre foi um empreendedor, mas se preocupou muito também com as pessoas, dando oportunidades para os nossos funcionários. Tinha uma mente realmente brilhante e era um homem de grande coração”, completou.

A homenagem a Teodoro Hübner Filho foi proposta pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal-PR).

Outras regiões

Além de Curitiba, as celebrações e homenagens da Semana da Indústria 2024 aconteceram em Guarapuava, nos Campos Gerais, na segunda-feira (20), em Francisco Beltrão, no Sudoeste, na terça (21), em Cascavel, no Oeste, na quarta (22), em Maringá, no Noroeste, na quinta (23), e em Apucarana, no Norte, na sexta (24).

>> Baixe aqui o livreto com as histórias dos homenageados de todas as regiões.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *