Servidores de Hortolândia participam de treinamento para metodologia 5S
Incorporação de uma nova cultura organizacional no ambiente de trabalho está alinhada com a mudança para o Novo Paço Municipal
Servidores públicos municipais da Prefeitura de Hortolândia participaram, nesta quarta-feira (03/08), de um treinamento para incorporação da metodologia de gestão “5S”. O treinamento reuniu, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, servidores representantes de todas as secretarias, órgãos e departamentos do funcionalismo público municipal. Além de apresentar as melhorias advindas da mudança para a nova sede do Executivo Municipal, o encontro estimulou os funcionários públicos a mudarem a mentalidade sobre os conceitos de organização, utilização e padronização do ambiente de trabalho.
Senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Mais do que apresentar os cinco pilares que norteiam a metodologia japonesa de gestão “5S’, o treinamento promovido com os servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia buscou despertar uma nova visão estratégica na cultura organizacional ao apresentar alternativas para otimização do ambiente de trabalho. Durante o encontro, os servidores foram orientados sobre os novos desafios decorrentes da mudança para o Novo Paço, assim como os hábitos necessários para a criação de um ambiente mais eficiente e eficaz.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, destaca a importância da participação ativa dos servidores públicos municipais no treinamento. “Essa reunião é realizada com um grupo seleto de funcionários, que entendem a importância e responsabilidade do momento histórico pelo qual passamos, diante da mudança para o Novo Paço. Hoje, é praticamente impossível falar de Hortolândia sem mencionar as características de uma cidade inteligente e sustentável, uma marca que construímos e pela qual temos reconhecimento nacional. Este treinamento serve para despertar em cada um sentimento de missão nova, de encarar os novos desafios e de continuar servindo da melhor forma a nossa população. Que possamos juntos acelerar esse processo de mudança e continuar fazendo história em nossa cidade”, avalia o chefe do Executivo Municipal.
O treinamento para aplicação da metodologia “5” foi ministrado por uma empresa especializada em consultoria e gestão organizacional. O consultor em gestão e ex-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia, Felipe Amaro dos Santos Neto, cativou a atenção dos servidores em uma palestra repleta de reflexões, orientações e motes motivacionais. “Quando falamos sobre Hortolândia, podemos apontar três elogios à cidade: eficiência, pelos resultados alcançados, eficácia, por fazer o que tem que ser feito em tempo hábil e efetividade, por aplicar o conceito de que missão dada é missão cumprida. Neste treinamento, buscamos provar que de nada adianta falarmos sobre os ‘5S’ se essa metodologia não estiver aplicada no dia a dia. Para que haja mudanças no ambiente de trabalho, é necessário que mudemos, primeiro, a mentalidade da organização como um todo. Essa mudança precisa começar aqui e agora” comenta Felipe Amaro. O consultor em gestão, ainda, convidou os servidores a realizarem uma tarefa prática: “Eu desafio cada um de vocês a chegarem, amanhã, à sua mesa de trabalho e se desfazerem daqueles papéis, pastas entre outros objetos que ocupam o espaço e pouco contribuem para otimizar nosso trabalho. Pensar os ‘5S’ nada mais é do que aplicar uma forma mais eficiente de executar os trabalhos”, finaliza Felipe Amaro.
O secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, avalia positivamente a realização do treinamento. “Esse encontro, que reúne representantes de todas as secretarias, tem o objetivo de definir um novo passo que daremos. Nós temos, diariamente, vários desafios na área da saúde, educação, segurança, mobilidade. Por maiores que sejam as conquistas do nosso governo, temos que ter em mente que os desafios são ainda maiores. Por isso, é importante que todos saiam daqui com a mentalidade de que ainda há muito a ser feito. Nosso compromisso maior é em cuidar das pessoas e construir uma cidade ainda mais moderna, inteligente e sustentável”, finaliza Cafú.
Um novo “Paço” para o futuro
Durante o encontro, os servidores públicos conheceram as características do Novo Paço Municipal. O complexo de 60 mil metros quadrados, localizado no Jd. Novo Ângulo, contará com amplas salas para centralização de todas as secretarias municipais, prédios anexos em que funcionarão o Hortofácil e Poupatempo, estacionamentos cobertos e monitorados, quadras poliesportivas para os servidores, vestiários masculinos e femininos, copas e praças de alimentação, salas de reuniões, auditório, entre outras instalações. Com a inauguração da nova sede do Executivo Municipal, a Prefeitura de Hortolândia redução de gastos com a geração de energia, já que o complexo contará com uma usina fotovoltaica (geração de energia solar) e de gastos com aluguel (o Paço Municipal “Palácio das Águas” é um imóvel alugado). Além disso, o Novo Paço Municipal prevê projetos de reutilização da água da chuva e adesão à cultura do “Papel Zero”.
Para o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, responsável por apresentar o projeto de construção da nova sede do Executivo Municipal, a mudança física do ambiente de trabalho está paralelamente atrelada à mudança na metodologia de trabalho. “Todas as mudanças de transformação em nossa cidade têm o dedo de cada servidor, gestor, diretor, secretário, que são parte atuante na história que estamos escrevendo. Essa não é uma obra pela obra. É uma obra pensada em atender as pessoas, desde os nossos servidores, ao melhorar o ambiente de trabalho, aos munícipes, ao centralizar todos os serviços ofertados pela Prefeitura em um único espaço. A ideia é mudar para o Novo Paço com todos os serviços informatizados, desburocratizados, já aplicando a cultura do ‘Papel Zero”. Como toda mudança, esta apresenta desafios enormes, pois estamos mudando de um complexo atual de 5 mil metros quadrados, para uma nova sede, que tem 60 mil metros quadrados. Nós não vamos apenas mudar o nosso local de trabalho. O que nós estamos mudando, aqui, é o conceito de trabalho”, completa Prataviera.