Tesouro Natterer, do cineasta Renato Barbieri, está na seleção oficial do Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade 2024’

O filme concorre na categoria ‘Competição Brasileira – Longas e Médias-Metragens’; nesta 29ª edição, com entrada gratuita, o filme terá pré-estreia em São Paulo (06 e 07/04) e no Rio de Janeiro (08 e 09/04)

Depois dos bem-sucedidos lançamentos nacionais em salas de cinemas e plataformas de streaming dos filmes Pureza (2022) e Servidão (2024), a mais nova obra cinematográfica do premiado cineasta Renato Barbieri, Tesouro Natterer, está na Seleção Oficial da 29ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2024 e será apresentado em pré-estreia em São Paulo (06 e 07/04) e no Rio de Janeiro (08 e 09/04). O filme concorre na categoria Competição Brasileira – Longas e Médias-Metragens, ao lado de mais seis produções.

O É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileira e Internacional de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. Neste ano, a cerimônia de premiação acontece no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. As produções premiadas pelos júris oficiais terão reapresentações especiais.

O longa documental apresenta Johann Natterer, membro da Expedição Austríaca que acompanhou a então Arquiduquesa Leopoldina em sua vinda ao Brasil, em 1817. Dos integrantes da Expedição Austríaca, foi quem mais tempo permaneceu no Brasil: 18 anos. Esse período resultou em uma impressionante coleção de mais de 50 mil objetos, compondo, entre eles, o maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil, hoje preservados em 2 dos principais museus de Viena, na Áustria, o Museu de História Natural e o Weltmuseum Wien.

O documentário aborda a hipótese de repatriação de parte das mais de 2.300 peças etnográficas pertencentes a 68 povos originários do Brasil. Tesouro Natterer pretende, por meio da Coleção Johann Natterer, fazer uma ponte entre o Brasil de hoje e o de 200 anos atrás. As únicas peças dessa imensa Coleção que ainda existiam no Brasil, cerca de 90, que foram presenteadas pelo naturalista austríaco para o imperador Dom Pedro II, se perderam durante o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2018.

“O que me fascina na jornada inigualável de Johann Natterer é o seu sutil processo de reumanização. Em 18 anos no país, o viajante naturalista europeu coletou mais de 50 mil peças naturais e etnográficas. Fez um total de 11 remessas para Viena e todo o material se encontra incrivelmente preservado até hoje, dois séculos depois. O Brasil praticamente desconhece esse fato”, enfatiza Renato Barbieri.

De acordo com relatos históricos levantados para a pesquisa do filme, nesse longo período, Natterer enfrentou inúmeras adversidades: variações radicais do clima, desafiantes questões de logística, convulsões sociais e doenças tropicais desconhecidas, na época, que levaram ele e sua equipe a extremos de sobrevivência.


“Nesse enfrentamento, Natterer se humanizou. Com o passar dos anos, sua escrita se tornou mais reflexiva e menos técnica, seu campo sensível começou a aflorar, superando, em parte, pensamentos supremacistas eurocêntricos”, comenta Barbieri. “Natterer se casou com a indígena Maria do Rego, com quem teve duas filhas e um filho. Ao final da expedição, se mudou com a família brasileira para Viena como um fato consumado”, complementa.

Uma imagem contendo pessoa, armário, mulher, cozinha

Descrição gerada automaticamente

O levantamento ainda mostra que Natterer mal sabia que sua Coleção Etnográfica Indígena viria a ter um dia um papel de grande relevância na preservação da memória dos povos originários remanescentes, sendo a maior e mais antigo acervo do Brasil no mundo. Isso porque seus antepassados de séculos atrás detinham tecnologias de excelência técnica, simbólica e artística impactantes, das quais muitas se perderam, devido ao violento processo de aculturação ou deculturação desses povos ao longo dos últimos dois séculos.

“É espantoso estar em Viena diante de peças por ele coletadas ao lado de Hans Munduruku que, profundamente impactado, filma com seu celular peças que não mais existem no Brasil de hoje e que inacreditavelmente se transportaram e permaneceram intactas nos museus de Viena por tanto tempo. Tesouro Natterer é um road movie histórico de impacto social”, finaliza Barbieri.

Sobre Renato Barbieri

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma extensa conexão com o cinema social de impacto. O paulista radicado em Brasília há quase três décadas, já realizou diversos filmes e séries. Conheça suas principais produções:

    Do Outro Lado da Sua Casa (1985)•        Duvídeo (1987)•        Expiação (1989)•        Rudimentos (1993)•        Monteiro Lobato, Vírgula, Ponto e Vírgula (1995)•        Moçambique (1996)•        Atlântico Negro – na Rota dos Orixás (1998)•        A Invenção de Brasília (2001)•        Malagrida (2001)•        Terra de Quilombos – Espaços de Liberdade (2002)•        As Vidas de Maria (2005)•        Felix Varela (2006)     Mauricio de Sousa (2009)•        Cidades Inventadas (2010)•        Bianchetti (2010)•        As Idades de Brasília (2010)•        Araraquara: Memórias de uma Cidade (2013)•        Cora Coralina – Todas as Vidas (2017)•        Consciência ao Cubo (2019)•        Ventos que Sopram Pará (2021)•        Libertárixs (2021)•        Pureza (2022)•        Servidão (2024)•        A África Dentro da Gente (em produção) 

Sobre É Tudo Verdade
Reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (EUA), o Festival Internacional de Documentários ‘É Tudo Verdade’ se tornou um evento classificatório para o Oscar. Desde 2020, o É Tudo Verdade tornou-se também parceiro oficial do Festival de Cannes, na organização de Cannes Docs no Mercado do Filme do evento francês. “Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país, nesta 29ª edição”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. “É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”, comenta. Neste ano, o circuito de exibição em São Paulo apresenta o Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Cinemateca Brasileira, SESC 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo. No Rio de Janeiro, as sessões acontecem no Estação NET Botafogo e em duas salas do Estação NET Rio.

A programação do É Tudo Verdade 2024 abrange as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e as Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas. A programação inclui ainda uma série de atividades de formação: a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira; o ciclo de palestras Da Ideia à Tela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP; o seminário A Escrita do Documentário, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP; e A Formação Spcine Convida: É Tudo Verdade (data a anunciar). As Retrospectivas do É Tudo Verdade 2024 celebram o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez.


Sobre a GAYA Filmes
Produtora brasileira independente sediada em Brasília (DF), com 38 anos de experiência em “cinema de impacto” com excelência artística e vasto portfólio de longas, médias e séries nos formatos documentário, ficção e animação.

O “cinema de impacto” social e ambiental é ancorado na investigação do real e para isso, a produtora conta com um robusto corpo de pesquisadoras/es, uma consistente “rede institucional e social” (que vem ampliando em escala macrorregional e internacional) e um vibrante Núcleo Criativo que, unidos, buscam incessantemente pautar temáticas inadiáveis, ampliar visões, inspirar transformações e adotar novos paradigmas. Os colaboradores da Gaya Filmes acreditam no cinema e no audiovisual como ferramentas poderosas de sensibilização, consciência e engajamento. Para isso, buscam parcerias no Brasil e no mundo.

Ficha Técnica Reduzida / Cast and Crew Summary

Entrevistados/Cast of Inverwiewees: Hans Kaba Munduruku; Kurt Schmutzer; Arnaldo Kaba Munduruku; Misael Kaba Munduruku; Claudia Augustat; Christa Riedl-Dorn; Maria de Fátima Costa; Pablo Diener; Victor Leonardi y Magda Ricci

Direção/Director: Renato Barbieri

Roteiro/Script: Andrea Fenzl, Victor Leonardi, Renato Barbieri, Neto Borges, Rodrigo Borges

Direção de Fotografia/Directors of Photography: Daniel Leite, Jacob Solitrenick

Montagem/Editing: Diego Cajueiro, Andrea Fenzl, Renato Barbieri

Produção/Producer: Renato Barbieri

Produção Executiva/Executive Producers: Natália Brandino, Walder Junior, Mariangela Furtado

Direção de Produção/Production Managers: Mariangela Furtado, Andrea Fenzl

Assistente de Direção/Assistant Director: Andrea Fenzl

Técnico de Som Direto/Sound Recordists: Altyr Pereira, Vinzenz Landl

Direção de Arte/Art Director: Zé Luca

Animação/Animation: Adriana Meirelles

Pesquisa/Research: Kurt Schmutzer, Victor Leonardi, Andrea Fenzl

Edição de Som/Sound Editors: Eric Ribeiro Christani – A3PS, Caetano Cotrim de Blasis

Mixagem de Som/Sound Mixer: Eric Ribeiro Christani – A3PS

Trilha Sonora/Original Score: Márcio Vermelho, Pedro Zopelar

Finalização/Post-Production: André Finotti

Empresa Produtora/Production Company: GAYA Filmes

Distribuição/Distributor: O2 Play

SERVIÇO:
É Tudo Verdade 2024 – 29º Festival Internacional de Documentários
De 03 a 14 de abril de 2024

Pré-estreia do Longa documental Tesouro Natterer (2023)
Trailer oficial

Competição brasileira – longas e médias-metragens

Duração: 84 minutos

Exibição em São PauloLocal: Cine Itaú Augusta (R. Augusta, 1475 – Consolação)Dia: 06/04Horário: 20h30
Reprise
Local: 
Cinemateca (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Dia: 07/04
Horário: 19h30
Exibição no Rio de Janeiro
Local: 
Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)Dia: 08/04Horário: 20h30Reprise
Local: 
Estação Net Rio (R. Voluntários da Pátria, 35- Botafogo)Dia: 09/04Horário: 15h30

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *