Últimos dias para as inscrições na Mostra Curta Social de vídeos produzidos na RMC

O edital de chamamento começou no dia 15/08 e termina na semana que vem, dia 15/09. A exibição dos vídeos e curtas selecionados será em dezembro

O Festival Mostra Curta Social – 2ª edição valoriza as produções audiovisuais realizadas na região de Campinas que se debruçam sobre questões sociais relacionadas à raça, gênero e sexualidade, da pessoa com deficiência, entre outros marcadores sócio-políticos. O chamamento público para a seleção está recebendo as inscrições de projetos de curta-metragem, videoclipe, videodança e videoarte de até 20 minutos até o dia 15 de setembro de 2023, que podem ser realizadas pelo formulário disponível no link de inscrição: https://linktr.ee/mostracurtasocial.  O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022

O objetivo da mostra é estimular o desenvolvimento da criatividade no audiovisual para tratar de temas sociais relevantes e viabilizar um contexto de continuidade de novas produções. A mostra também tem como objetivo difundir obras de audiovisual que ainda não alcançaram visibilidade, consolidar um evento que abarca territórios periféricos de Campinas, tratar sobre questões sociais e impulsionar a diversidade das narrativas e produções audiovisuais na cidade. 

Podem participar da mostra vídeos e curta-metragens com resolução mínima de 720p  produzidos na Região Metropolitana de Campinas a partir de 2021.

Os filmes serão avaliados por uma equipe curatorial (jurí técnico) pelos critérios de:  1) potencial de impacto cultural e social 2) potencial de comunicação 3) originalidade 4) criatividade.

Os projetos de maior destaque, de acordo com a avaliação do júri popular nos dias de exibição da mostra, serão premiados com valor de R$1.000,00 (mil reais).

Como contrapartida social, no mês de julho foi realizada uma oficina de cinema com crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos, atendidos pelo CEI – Centro Educacional Integrado “Santi Capriotti”, proponente do projeto. Em parceria com arte educadores do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, foram promovidos quatro encontros, mediados pela produtora cultural Luisa Naves e o produtor executivo da mostra Jonatas Akin e pelos arte-educadores Débora Santos, Erick WD e José Victor Alves da Silva.

No primeiro encontro foram exibidos curtas-metragens feitos por crianças com o objetivo de sensibilizar o olhar e empoderar as crianças a criarem suas próprias narrativas; no segundo encontro, a partir de dinâmicas teatrais, cada participante escolheu um personagem que gostaria de interpretar e, a partir daí, foi montada uma história coletiva. No terceiro e quarto encontros, realizaram as etapas de produção, captação, gravação e edição da história.

Todo o bem cultural produzido pelo festival é gratuito. Além da gratuidade, o projeto também prevê ações que garantem acessibilidade ao plano de divulgação e no conteúdo do festival por meio de audiodescrição dos posts nas redes sociais, legendagem e tradução em Libras dos vídeos de divulgação, janela de Libras nos filmes exibidos e audiodescrição ao vivo durante o evento, de modo a diminuir barreiras sociais de acesso à cultura.

Mais sobre as inscrições:

A inscrição deve ser realizada através do formulário do projeto no Google Forms, cujo link ficará aberto de 15 de agosto de 2023 a 15 de setembro de 2023 em linktr.ee/mostracurtasocial

Para participar do processo de seleção, a pessoa candidata deve preencher completamente o formulário de inscrição e anexar, no espaço indicado, os seguintes dados:
– Link do curta-metragem ou vídeo em plataformas como YouTube e Vimeo com acesso aberto.
– Sinopse;
– Indicação do ano de finalização;
– Ficha técnica;
– Fotos still para divulgação e foto da pessoa diretora.

Cada pessoa diretora, produtora ou responsável poderá inscrever até 2 (dois) projetos. Proponentes devem se responsabilizar pelo envio de filmes que estejam com as autorizações de imagem e som em dia a fim de garantir a boa exibição dos filmes inscritos na mostra competitiva de curtas-metragens.

A programação e os filmes selecionados serão divulgados no site do Centro Educacional Integrado Santi Capriotti e nas mídias sociais da Mostra:Instagram: @mostracurtasocial e @ceicampinas e @espacomarcodovalle Facebook: @cei.campinas e e-mail: [email protected]

Serviço:
Chamamento Festival Mostra Curta Social – 2ª edição
Inscrições: até 15 de setembro de 2023
Link para o formuláriohttps://linktr.ee/mostracurtasocial
Redes sociais do projeto: @mostracurtasocial e @ceicampinas e @espacomarcodovalle
Mais informações:  por e-mail: [email protected]

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *