Unibes Cultural completa 8 anos com programação especial, nova gestão e ênfase no conteúdo judaico
Com o tema Acesso à Cultura, instituição oferece programação cultural inclusiva, que produz e propaga ações para diferentes públicos
No próximo dia 24 de agosto, a Unibes Cultural – hub de cultura, empreendedorismo criativo e causas sociais – completará oito anos. Com uma nova gestão desde junho, ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, a instituição assume a habilidade não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. Durante o mês de agosto, a comemoração será com oferecimento de programação cultural plural e acessível, na maioria gratuita, como exposições, atividades lúdicas, recital, curso e dança-teatro. O destaque fica para musical, cinema e cursos de conteúdo judaico, Raízes.
Com o tema anual Acesso à Cultura, a instituição busca estar em consonância com uma programação cultural inclusiva, que produz e propaga ações com diferentes públicos. O foco fica para a diversidade étnico-racial, gênero, acessibilidade PcD´s, longevos, entre outros. Tudo isso com ênfase nos debates das atividades e no estabelecimento de um diálogo inovador para todos. “Vale lembrar que nosso objetivo é promover a integração entre arte, cultura, educação e empreendedorismo, alinhando-os com práticas ambientais, sociais e de governança, para beneficiar toda a sociedade de forma inclusiva e abrangente”, afirma Elaine Vieira, na instituição há anos e que acaba de assumir a gestão da Unibes Cultural, que oferece programação cultural nas áreas de artes visuais, literatura, audiovisual, música, artes cênicas, design e arquitetura.
Um espaço jovem é a Unibes Cultural, quando comparado a outros centros culturais de São Paulo e o trabalho em parceria com artistas, professores, produtores culturais também é um diferencial, pois acolhe projetos de muitos parceiros. Além disso, ressalta os princípios judaicos como motivadores. “Trazemos os valores judaicos de justiça social; continuamos a incentivar as pessoas a transformar suas histórias através da cultura, como uma ferramenta importante de impulsão, autonomia e transformação”, ressalta Denise Antão, presidente da instituição.
Instalada em um dos pontos mais nobres da cidade, tem vários ambientes, todos acessíveis, que comportam exposições, palestras, shows, convenções, desfiles, casamentos e eventos no geral. São eles: Hall; lounge com 150m² e capacidade para até 300 pessoas; teatro com 215m² e mais de 290 lugares; galeria de exposições com 70 metros lineares de parede; auditório de 100m² para até 140 pessoas; espaço de exposições para até 300 pessoas; espaço multiuso com 80m² que comporta até 70 pessoas no formato auditório; quatro salas de aula para até 25 pessoas, e UCult 360° com área total de 300m², com salas para até 300 pessoas.
As belas áreas externas também possibilitam filmagens, fotografias, campanhas publicitárias e live marketing: o prédio de concreto aparente, vidro e estruturas metálicas é considerado um dos ícones da arquitetura da cidade, de autoria do arquiteto Roberto Loeb, que remete ao Torá, símbolo que sintetiza toda a tradição judaica. Ao ar livre ficam dois pátios: um para 700 pessoas em pé (430m²) e outro para 250 (300m²).
A Unibes Cultural iniciou as atividades em 2015, com a ampliação vocacional da Unibes, com a proposta para a cidade de São Paulo em pensar a cultura como vetor de desenvolvimento social, assim como a educação, a saúde, a geração de renda e as outras atividades exercidas pela Instituição há mais de 105 anos. A Unibes Cultural representa a continuação de um projeto maior de integração e fortalecimento de laços entre a comunidade judaica e a sociedade brasileira por meio da cultura, que é parte essencial do desenvolvimento humano. Há 8 anos, oferece uma opção de lazer, convivência e aprendizagem para todos os públicos, com a realização de centenas de atividades culturais e conteúdos criativos e relevantes, que conectam pessoas e culturas em constante transformação.
Os outros dois pilares da Unibes são Unibes Social e Unibes Bazar, em uma cooperação fundamental para o fortalecimento das ações que movem a Instituição no trabalho de promoção do bem-estar social e, principalmente, no desenvolvimento da autonomia de milhares de pessoas em todas as fases da vida.
A UNIBES – O começo da história da Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) leva a 1915, na cidade de São Paulo, em um período em que diversas entidades se organizavam para auxiliar famílias da comunidade judaica recém-chegadas à capital paulista no início do século XX. Uma rede de proteção social foi criada por voluntários, que ajudaram a cuidar, com um grande senso de solidariedade, dos problemas enfrentados pelos imigrantes.
Com o passar dos anos e de acordo com as novas realidades sociais, este apoio se ampliou e se modificou, adaptando-se conforme as necessidades atuais. Hoje, são realizados cerca de 22 mil atendimentos anuais em diferentes programas nas áreas de inclusão social, apoio à educação, capacitação profissional, cultura e qualidade de vida, promovendo a equidade e o bem-estar social e desenvolvendo a autonomia de crianças, jovens, famílias e idosos em situação de vulnerabilidade. Para realizar esse trabalho, conta com o apoio de parceiros e doadores na manutenção de seis unidades de atendimento, um centro de distribuição e sete bazares beneficentes que são fundamentais para a sua sustentabilidade.
Saiba mais e acompanhe a programação no site oficial: www.unibescultural.org.br
Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horários: Quarta a sábado – 12h às 20h e Domingo – 12h às 19h
Telefone: (11) 3065-4333