Valinhos volta com tudo à lista de melhores cidades do Brasil para se investir em imóveis

Imagem: Pixabay.

Imagem: Pixabay.

Cidade do interior paulista apresenta boas condições de vida cenário favorável para aquisição de imóveis

De acordo com uma matéria publicada na revista Exame, a cidade de Valinhos, no interior do estado de São Paulo, ganhou novamente um destaque no mercado e na imprensa.

Isso porque ela agora está figurada em uma seleta lista de cidades das melhores cidades do país para se investir em imóveis.

Isso significa que com o aquecimento do mercado imobiliário, há maior disponibilidade de imóveis em Valinhos, todos eles com preços convidativos.

Mas o que explica esse retorno de Valinhos para essa tão destacada lista? Qual o contexto que favoreceu a existência dessas condições atuais na cidade? É o que será explicado adiante.

Quais os motivos para o aquecimento do setor imobiliário em Valinhos?

Devido aos esforços massivos e contínuos do poder municipal para aumentar e ampliar os índices de desenvolvimento da cidade, Valinhos segue na direção oposta de muitas cidades, que apresentaram a menor alta desde que o índice FipeZap passaram a ser o parâmetro para acompanhamento.

Em outras cidades, o metro quadrado dos imóveis ficou com um preço somente 0,5% mais elevado, porém ainda assim abaixo da inflação aguardada, de 0,80%, de acordo com um boletim

do Banco Central. Valinhos foi na contramão dessas cidades, permanecendo com uma tendência positiva.

Conforme está enunciado no relatório do Índice FipeZap, em boa parte das cidades analisadas a alta dos preços perdeu para a inflação que era aguardada.

Em termos mais práticos, quando o valor de um produto sobe menos que a inflação generalizada dos preços isso quer dizer que o seu preço caiu de verdade.

A partir do momento que o Índice FipeZap passou a vigorar, no ano de 2010, jamais uma valorização mensal foi tão pequena, tanto para o Índice FipeZap Composto quanto para o Índice FipeZap Ampliado.

Nesse sentido, a situação não é das mais empolgantes para o mercado imobiliário. Uma das três exceções a essa regra é a cidade de Valinhos, que permaneceu como um dos maiores destaques no setor imobiliário, com uma maior valorização e aquecimento.

O preço médio por metro quadrado de Valinhos subiu algo em torno de 14,9%. Esse aumento diz respeito aos últimos 12 meses, um dos maiores exibidos pelas cidades pesquisadas pela revista Exame. O cenário é favorável e o aquecimento é real em Valinhos.

Quais são as razões internas para a valorização e aquecimento do mercado imobiliário em Valinhos?

Empresas de grande porte e grandes investidores passaram a voltar os seus olhos. O motivo para isso, entre vários outros, é o gigantesco potencial que a cidade possui.

Trata-se de uma das melhores cidades do país para se investir e também para se morar, por conta do desenvolvimento que ela exibe e sua enorme qualidade de vida.

Não é à toa que há uma procura muito grande por imóveis para investir ou morar nele.

Eis adiante alguns dos motivos que faz de Valinhos apresentar um enorme potencial e ser um ótimo local para investir e morar:

· Baixo índice de violência

Um dos maiores atributos de Valinhos é a sua segurança. De fato, ela é classificada como a 3ª cidade menos violenta do país, de acordo com o Atlas de Violência 2019. Conforme afirma o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), responsável pela realização da pesquisa, cidades menos violentas como Valinhos apresentam indicadores de desenvolvimento humano mais próximo com o de países desenvolvidos. As pessoas e as comunidades são mais receptivas, mais unidas e mais tranquilas.

· Educação é um dos pontos fortes

A cidade é recheada de escolas, entre instituições públicas e privadas. Além de incontáveis escolas municipais e estaduais, a cidade de Valinhos exibe conceituadas instituições privadas de ensino, como o Colégio Objetivo, o Colégio Etapa e o Colégio Visconde de Porto Seguro.

· Excelente qualidade de vida

Valinhos é muito conhecida como a “Capital do Figo Roxo”, apesar de ser uma fortíssima produtora de goiaba. Ela é dotada de uma vasta área verde que permanece preservada e excelentes índices de educação, expectativa de vida (média de 76 anos) e renda.

O nível de qualidade de vida é alto, sendo abastecida com uma diversificada rede de serviços e comércio.

· Boa acessibilidade e localização

Antigamente, Valinhos se constituía em um distrito de Campinas. Além disso, pelo fato dela ser bem perto de outras cidades relevantes da região, como Vinhedo, Jundiaí e São Paulo, isso possibilita aos seus habitantes ter uma diversidade e uma amplitude de alternativas de serviços e lazer a seu dispor.

Toda essa infraestrutura rica é conectada por meio de largas avenidas e rodovias, permitindo dessa forma um deslocamento mais fácil para as cidades próximas.

· Comércio abundante e diversificado

Com uma população que aumenta a cada dia e um poder aquisitivo cada vez maior, isso estimulou o crescimento e a diversificação da rede de serviços e comércio. Há tudo quanto é modalidade de serviços.

Em caso de não haver algum comércio ou serviço específico, é bem simples dirigir-se a Campinas e solucionar o problema.

Os melhores bairros para investir em imóveis em Valinhos

Dois dos melhores bairros para se investir em imóveis em Valinhos, seja para obter rendimento ou para morar, são os bairros de Sans-Souci e o Villa Flora.

São bairros de altíssimo padrão, que apresentam uma qualidade de vida ainda maior que os demais bairros da cidade.

Como a demanda por imóveis nos melhores bairros tem crescido, muitas pessoas e empresas tem se interessado em adquirir imóveis em Valinhos, pois tratam-se de locais cuja valorização costuma ser maior, o que é bem vantajoso para quem deseja investir ou mesmo morar.

Agora você já sabe bem por quais razões a cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, retornou para a lista das melhores cidades do país para quem tem desejo de investir em imóveis. Curta e compartilhe esse post em todas as suas redes sociais!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *