20 alunos das Escolinhas de Judô da Prefeitura de Nova Odessa participam de exame para troca de faixa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Cerca de 20 alunos das Escolinhas de Judô da Prefeitura de Nova Odessa participaram na noite da quinta-feira (24/02), no tatame do Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa, do exame para troca de faixas. O evento contou com a participação de judocas com idade entre 7 aos 47 anos, que se graduaram nas faixas azul até a marrom. A ocasião especial foi prestigiada por pais dos graduandos e pelo secretário-adjunto de Esportes da cidade, José Henrique de Carvalho.

O intuito das graduações, de acordo com o sensei Eugênio Cavalcanti, é a evolução apresentada pelo aluno no decorrer dos treinos. “É sempre gratificante ver o esforço e a motivação de nossos alunos, o que nos motiva e emociona a cada exame. Como é o caso do Michael, de 30 anos, que frequenta a APAE, muito dedicado aos treinos e que se graduou na faixa roxa. Todos os judocas estão de parabéns”, comemorou.

Para o prefeito Claudio José Schooder, Leitinho, “é uma grata satisfação ver o esporte do município crescendo”. “Como disse no início do mês, quando recebi no gabinete a visita do sensei Eugênio e de alguns judocas, o judô é um esporte que gosto muito e que tive o prazer de treinar quando era criança. Esse trabalho que ele desenvolve por meio das escolinhas é sensacional. Temos apoiado em nossa gestão não somente o judô, mas todas as demais modalidades esportivas em nossa cidade, porque o esporte é fundamental na vida da criança, do jovem, do cidadão”, declarou o chefe do Executivo novaodessense – que já era faixa laranja quando parou de treinar.

Por meio da Associação Cavalcanti de Judô, declarada utilidade pública desde 2019, o sensei ensina judô tanto no Ginásio Municipal de Esportes do Santa Rosa quanto na Escola Estadual Geraldo de Oliveira, no Jardim Monte das Oliveiras. O projeto gratuito conta com cerca de 80 alunos no total, em ambos os locais, e está havendo bastante procura, principalmente por parte do público infantil.

“Estamos estudando criar três salas exclusivas no Ginásio do Santa Rosa, mais precisamente no piso em cima do palco, para as modalidades de judô, muay thai e taekwondo, cada uma com seu tatame específico com a prática esportiva. Queremos dar todo suporte para que o cidadão novaodessense pratique esporte na cidade, não somente o judô, mas outras modalidades esportivas”, destacou o secretário municipal de Esportes, Thiago Gentil.

“O esporte é para a vida toda e o judô é uma modalidade que ensina a trabalhar em grupo e a respeitar não somente o professor, mas também os colegas”, completou o secretário-adjunto José Henrique.

ESCOLINHAS GRATUITAS

Pela Associação Cavalcanti de Judô, as escolinhas acontecem toda terça e quinta, no Ginásio de Esportes do Santa Rosa. Participam crianças a partir dos 4 anos de idade e até adultos de 50 anos. A primeira turma é formada por crianças de até 11 anos, e a aula é ministrada das 18h15 às 19h15; para a segunda turma a partir dos 12 anos a aula acontece das 19h15 até 21h. Aos sábados a aula de judô é realizada na Escola Estadual Geraldo de Oliveira, Jardim Monte das Oliveiras, das 9 às 11h.

O judô proporciona coordenação motora, disciplina, reflexo e habilidade. A associação Cavalcanti de Judô é federada junto à Federação Paulista da modalidade. O sensei Eugênio começou a ensinar judô como voluntário em 2015, após aposentar-se. Ele pratica a modalidade desde 1977.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *