3ª pré-conferência de saúde mental discutirá impactos causados pela pandemia do Coronavírus

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia será aberto para a população, nesta terça-feira (15/02), às 18h30 

A pandemia tem causado problemas na saúde mental dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à COVID-19. Esse é um dos temas que será discutido na 3ª pré-conferência de saúde mental que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta terça-feira (15/02). O evento será aberto para a população, às 18h30, no Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini, que fica na rua Sebastião Paula, 57, Vila Real. Não é necessário fazer inscrição.

Neste mês, a Prefeitura realiza quatro pré-conferências, que são preparatórias para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Cada um dos eventos aborda um dos eixos temáticos que serão discutidos na conferência municipal. A conferência, que também será promovida pela Prefeitura, acontecerá no dia 12 de março.

A coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Leici Santana, salienta que a 3ª pré-conferência avaliará quais os impactos da pandemia na saúde mental da população e dos trabalhadores da rede pública de saúde. “Esse é um assunto de extrema importância que precisa debatido por todos. A pandemia tem causado o adoecimento dos trabalhadores da saúde, que estão sobrecarregados com a grande demanda de atendimentos, principalmente demandas de caráter emocional”, ressalta Leici.

As sugestões e propostas apresentadas nas pré-conferências serão discutidas na conferência. As propostas serão então apresentadas na conferência estadual, prevista para acontecer em abril, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio, em Brasília.

Na conferência municipal, as discussões serão divididas em quatro eixos temáticos abaixo:

– Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania;

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade;

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A Prefeitura realizará a 4ª e última pré-conferência na próxima terça-feira (22/02), sobre o tema “Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania”. O evento será, às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado na rua Agnaldo Gomes Camargo, 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *