O slam como resistência poética é o tema do novo episódio do podcast Os Incomodados

Lucas Afonso compartilha sua trajetória com a poesia falada e mostra como a arte pode inspirar novos caminhos na educação

No quinto episódio do podcast Os Incomodados, uma produção da Fundação Educar, a apresentadora Iara Silva recebe o slammer, MC, escritor e arte-educador Lucas Afonso para uma conversa inspiradora sobre o poder transformador da poesia e da educação.

Lucas compartilha sua trajetória marcada por descobertas, encontros e transformações a partir do contato com a palavra falada e escrita. Campeão do Slam Brasil e representante do país na Copa do Mundo de Poesias na França, ele é autor do livro A Última Folha do Caderno e atua como musicoterapeuta e ator, com participação na série Rotas do Ódio, da Universal TV.

Em Slam e Poesia Transformando Histórias, Lucas relembra como uma simples atividade proposta por uma professora o conectou ao universo da poesia e mudou toda a sua trajetória.

“Trazer temas como poesia, arte e educação para o debate é essencial para mostrar como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa na construção de identidades e no fortalecimento de vínculos sociais. Acreditamos que cada história contada tem o potencial de inspirar muitas pessoas e o podcast contribui para espalhar estes exemplos transformadores”, afirma a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.

Para assistir ou escutar o episódio completo clique aqui:

Link do Youtube: https://youtu.be/79amibo9DGs?si=6FQ9DG-TYwzx811M

Link do Spotify: https://open.spotify.com/episode/1793QTh9IBDpayzrLCcVaa?si=3fVjmb2oSt2JJx6-7lzqDA

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal de Participações. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.

Sobre o Autor