Fórmula Vee agita Interlagos com duelos roda a roda sob chuva
Levi Simões venceu as duas provas do fim de semana, na classificação geral, marcado por disputas intensas e mudanças de posição no grid.
A 3ª etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee movimentou mais uma vez o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, entre os dias 14 e 17 de maio, reunindo pilotos para mais um fim de semana marcado por disputas acirradas. A programação contou com treinos livres abertos e atividades de parceiros na quarta-feira (14), treinos oficiais e sessão classificatória na quinta-feira (15). As corridas foram disputadas na tarde do último sábado (16) e na manhã de domingo (17).
Na primeira corrida, no sábado, Levi Simões #44 manteve a liderança após a largada. A corrida sofreu intervenção do safety car, logo no início, após incidente envolvendo Vinícius Vilela #82, obrigado a abandonar a prova, e Davi Osachuki #35, que conseguiu continuar. Na relargada, Simões e Lucas Veloso #96 abriram vantagem do segundo pelotão. Próximo da metade da prova, Gabriel Andrade #99 superou Wellington Godoy #23, conquistando o P3, mas Marcelo Médici #33 ultrapassou Andrade na volta 7, assumindo a terceira posição. A duas voltas do final, Lucas Veloso e Levi Simões travaram disputa, mas Simões cruzou em primeiro, com Lucas Veloso em segundo, Guilherme Putnoki #7 em terceiro e escalando 9 posições; Médici em quarto e Godoy fechando o top 5.
No domingo, sob chuva fina e forte spray de água, a segunda prova começou agitada, com a liderança de Levi Simões #44 e o abandono de Lucas Veloso #96, que escapou da pista. Wellington Godoy #23 assumiu o segundo lugar, com Gabriel Andrade #99 em terceiro, Marcelo Médici #33 em quarto e Davi Osachuki #35 em quinto. Osachuki superou Andrade perto da metade da prova, passando a disputar com Godoy, enquanto Médici e Andrade disputavam o P4. Godoy rodou logo depois e acabou atingido por Osachuki, que não conseguiu desviar. Osachuki perdeu posições e Godoy abandonou a corrida, com Andrade assumindo a segunda posição, Médici em terceiro e Crocci em quarto. Por fim, Simões venceu a prova, Médici fez dupla ultrapassagem nos metros finais sobre Crocci e Andrade, cruzando em segundo, com Gabriel Andrade em terceiro, Alexandre Crocci em quarto e Guilherme Putnoki #7 em quinto.
O piloto Davi Osachuki conquistou a terceira posição no pódio da categoria Light. Ele vem de Santa Catarina mensalmente, para participar das etapas do Paulista de FVee, e avaliou sua experiência nas duas corridas, nas quais se envolveu em incidentes. “Foi bastante difícil, o nível dos pilotos estava bem alto e as condições da pista bem difíceis. Mas com insistência, conseguimos superar essas situações e voltarei com um troféu para casa, graças a Deus”.
O Campeonato Paulista de Fórmula Vee tem 16 provas disputadas nos autódromos de Interlagos, em São Paulo, e Cascavel, no Paraná. Ao final da temporada, o campeão garante seu nome no tradicional troféu Wilson Fittipaldi Jr.
TREINOS LIVRES
Paralelamente à etapa do Paulista, a modalidade também promoveu Treinos Livres Abertos, na quarta-feira (13), para que amantes do automobilismo pudessem ter sua primeira experiência com os carros da Fórmula Vee, com toda orientação e supervisão da equipe de preparadores e treinadores, para garantir a segurança dos participantes.
Um deles foi o Ricardo de Luccas, que disse que sempre gostou muito de corridas, como frequentador do Autódromo de Interlagos, e que tinha o desejo de pilotar, embora seja praticante de corridas em simuladores. “Foi uma experiência única, acho que todo mundo que tem possibilidade deveria fazer, e pretendo voltar”. Ele finalizou a entrevista informando que também prestigiará a modalidade na Copa FVee-ECPA, em Piracicaba (SP), para repetir a experiência.
LOUNGE COMO PONTO DE ENCONTRO
O evento também ofereceu uma programação especial fora das pistas, proporcionando conforto, entretenimento e bem-estar para pilotos e convidados.
O lounge oficial da Fórmula Vee voltou a ser um dos pontos de encontro durante a etapa, reunindo os participantes em um ambiente preparado para os momentos de descanso entre as atividades na pista, que puderam aproveitar o café da manhã e da tarde oferecido pela Rede Sacolão, além da degustação da cerveja IPA Zero da Cervejaria Campinas. Para hidratação, todos tiveram à disposição água e água saborizada Smart Balance, além do energético da Vibe.
Mais uma vez, a estrutura contou com a participação da Liga Acadêmica de Acupunturiatria, que realizou atendimentos voltados ao alívio das tensões físicas dos pilotos, ao longo da programação. E a equipe da 4Mind Preparação Psicológica também esteve presente, para conduzir testes de reflexo, tempo de reação e outros, com os pilotos.
Os apaixonados por velocidade puderam experimentar o simulador Automobilista 2, uma das atrações do espaço viabilizada com os apoios da Extreme SimRacing e Logitech G, com carros da Fórmula Vee atualizados e configurados de forma fiel aos modelos utilizados no Campeonato Paulista.
A AMK ainda fez exposição de suas artes, inspiradas em carros da Fórmula 1, e forneceu um quadro de mesa que foi sorteado entre os participantes.
PRÓXIMOS DESAFIOS
A Fórmula Vee já se prepara para os próximos compromissos da temporada. O Campeonato Paulista retorna nos dias 5, 6 e 7 de junho no Autódromo de Interlagos e no fim do mesmo mês, a categoria segue para Piracicaba, no Autódromo Esporte Clube Piracicabano (ECPA), com treinos livres no dia 26 e as disputas da Copa FVee-ECPA, Open FVee e Desafio AMIKA, nos dias 27 e 28 de junho respectivamente.
CLASSIFICAÇÃO FINAL APÓS ETAPA 3 – PAULISTA DE FÓRMULA VEE | Pontos
PRO (Geral)
1º LEVI SIMÕES (SP) 290
2° MARCELO MEDICI (SP) 198
3° GABRIEL ANDRADE (RJ) 173
4° WELLINGTON GODOY (SP) 159
5° DAVID D’AMICO (SP) 152
6° GUILHERME PUTNOKI (SP) 145
7° ANDRÉ CROCCI (SP) 144
8° JACKSON BRITO (SP) 123
9° DAVI OSACHUKI (SC) 121
10° JOÃO DANTE (SP) 104
SUPER (Intermediários)
1° MARCELO MEDICI (SP) 246
LIGHT (Iniciantes)
1° GABRIEL ANDRADE (RJ) 255
Master (40 anos +)
1° LEVI SIMÕES (SP) 202
Júnior (14 a 22 anos)
1° DAVI OSACHUKI (SC) 159