Projeto cultural leva teatro para mais de duas mil crianças em Sumaré

Espetáculo “Cada um é um” passa por seis escolas públicas entre fevereiro e março

O projeto Teatro nas Escolas inicia o ano com apresentações para mais de 2 mil alunos de escolas públicas de Sumaré, entre fevereiro e março, com o espetáculo ‘Cada um é Um’, da Companhia No Mundo da Lua, de Campinas.

Criado em 2016, “Teatro nas Escolas” é um projeto cultural que leva arte ao ambiente escolar através de diversos espetáculos teatrais, com temáticas variadas, como preservação ambiental, cidadania, valores sociais, respeito à diversidade, entre outros, apresentados de forma sutil e agradável para os estudantes.

“Cada um é um” traz três palhaços mambembes que chegam de longe com seus instrumentos para fazer uma grande festa. Como uma caixa de surpresas, concretizada no cenário com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas e saídas, a peça traz brincadeiras, músicas, bonecos e desafios, numa encenação que tem como pano de fundo convidar as crianças para pensarem sobre o tema da diferença. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um, comunicando, nas entrelinhas, sobre respeito e aceitação do outro.

A Companhia No Mundo da Lua – iTeatro foi fundada em 1990 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci com o objetivo de pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais. A companhia tem como missão o desenvolvimento de projetos voltados à valorização do potencial artístico e humano, além da experimentação de técnicas e linguagens que se inter-relacionam com a arte do clown/palhaço e o teatro de animação/bonecos e máscaras como suporte e instrumentos de diálogo em seus processos criativos.

“Teatro nas Escolas” é uma idealização da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. O projeto já circulou por mais de 30 cidades, de três estados diferentes, chegando a mais de 130 mil pessoas desde 2005. Além de Sumaré, para este ano estão previstas mais de 70 sessões para estudantes de escolas públicas, nas cidades de Santa Bárbara D’Oeste, Hortolândia, Guararapes, Indaiatuba e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo, além das cidades de Saudades(SC) e Ivoti (RS).

A série de apresentações em Sumaré é um patrocínio da Villares Metals por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Há mais de 75 anos, a Villares Metals atua no ramo de aços e ligas especiais e é considerada a maior produtora de aços especiais não planos de alta liga da América Latina. Em sua carteira de clientes estão indústrias que exigem alta tecnologia e segmentos de alto desempenho tais como: automobilístico, ferramental, energia, bens de capital entre outros.

Serviço

Projeto cultural “Teatro nas Escolas” em Sumaré

Espetáculo: Cada Um é Um, com a Companhia iTeatro – No Mundo da Lua

Agenda de apresentações exclusivas para os alunos das escolas:

25/02 – EE IVANI AP. QUEIROZ PEREZ – Parque Euclides Miranda

04/03 – EE ZORAIDE PROENÇA KAYSEL – Jardim Manchester

04/03 – EE CECÍLIA DE NEGRI PROFª – Jardim São Francisco

09/03 – EE ANDRÉ RODRIGUES ALKMIN PROF – Centro

11/03 – EE CÂNDIDO JOSÉ MARTINEZ PROF – Jardim João Paulo II

18/03 – EE ANTÔNIO DO VALLE SOBRINHO – Jardim Campo Belo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *