A contribuição das escolas particulares na expansão da educação no Brasil

Escola Salesiana São José comemora 70 anos e convida comunidade para missa em Ação de Graças

O Brasil passa por um momento com inúmeros desafios na educação, que vão desde alto índice de evasão escolar até a organização de um projeto de ensino médio que contemple as reais necessidades da área e, principalmente, dos alunos. Nesse cenário, as escolas particulares têm contribuído, e muito, com a expansão da educação no país, pois suas abordagens educativas são indispensáveis à sociedade brasileira.

Referência em Campinas e região, a Escola Salesiana São José está comemorando desde o início de 2023 seus 70 anos de fundação e nesse sábado (dia 25), às 18h, realizará uma missa em Ação de Graças que marcará o encerramento das celebrações. A missa acontecerá na Capela São José e será presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira, que convida toda a comunidade para participar desse momento especial da história dos 70 anos da organização.    

Considerada uma das mais prestigiadas instituições de ensino, a Escola Salesiana São José faz parte da Rede Salesiana de Escolas, atualmente a maior rede católica de educação das Américas, que congrega cerca de cinco mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem escolas. O diretor geral, padre Alexandre Luís de Oliveira, explica que ter um bom custo-benefício é importante para se manter atrativa no mercado, mas a escola deve ser um referencial educativo, apresentando resultados em diferentes categorias e fazendo com que seus alunos se destaquem nos esportes, nos vestibulares, em projetos científicos, nas artes, etc.

Para o diretor pedagógico, Alencar André David, a concorrência entre as escolas sempre esteve vinculada a oferta de diferenciais, sejam eles de abordagem pedagógica de alto desempenho, valorização da infância e da brincadeira, ambiente motivador e criativo, atividades complementares, recursos tecnológicos e outras estratégias que façam a instituição se destacar. “Mas é indispensável que estes diferenciais sejam garantidos e que façam a diferença no processo ensino-aprendizagem”.

Alencar destaca que a preocupação em oferecer o melhor atendimento ao aluno e um conteúdo de qualidade sempre serão os pilares e que a inovação faz a diferença na aprendizagem humana. “O funcionamento sustentável também é um pilar para que a escola seja uma realidade às diferentes gerações e que seja memorável. Assim, é preciso investir em um projeto escolar estratégico, que se adapte mesmo em tempos de crise”, comenta. 

Finalmente, a capacitação contínua do educador é enfatizada pelos diretores e deve sempre ser valorizada, pois é o professor que se relaciona diretamente com o aluno e isso será um reflexo no aprendizado. A Escola Salesiana São José atua há 70 anos com um corpo docente altamente qualificado, reunindo professores especializados e recebendo desde sua fundação, alunos de toda a região.

Missa em Ação de Graças dos 70 anos da Escola Salesiana São JoséData: 25/11Horário: 18hLocal: Capela São JoséEndereço: Av. Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, Campinas, SP

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *