Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove oficina gratuita no dia 16 de março

Oficina de palitoches, um recurso prático de contação de histórias, é gratuita e acontece no CEPROCAMP

Para comemorar o Dia do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove uma oficina gratuita de palitoches, um dos inúmeros recursos possíveis para os momentos de contação de histórias. A atividade é no sábado, 16 de março, às 14h, no CEPROCAMP – Centro de Educação Profissional de Campinas.

A oficina foi planejada especialmente para os voluntários da Associação Griots, mas é aberta e gratuita. “Professores, educadores, recreadores, profissionais que atuam com crianças, interessados em conhecer ou se juntar à Associação, enfim, o convite é aberto para todos que querem se aproximar desse recurso de contação de histórias”, conta Midiã Zarpelão, instrutora da oficina. Além de voluntária na Associação Griots, ela possui graduação em Artes Visuais, é técnica em Nutrição e Dietética e Magistério. Com 20 anos de experiência nas áreas de lazer, artes e música, é fundadora da Mica – Eventos e Recreação e está envolvida em diversos projetos sociais voltados para crianças. Atua como recreadora infantil, contadora de histórias e é diretora de recreação no CAMPSAMBA – Acampamento para Crianças Sobreviventes de Queimaduras (www.campsamba.com.br), contribuindo como voluntária.

Palitoches são pequenos fantoches que utilizam palitos em sua base. A ideia é fazer criações a partir de materiais simples, como retalhos de papeis coloridos, como EVA, papel cartão, cartolina, canetinhas, giz de cera, tesoura e cola. Os participantes que quiserem podem levar alguns desses materiais, bem como régua, papel dobradura e palito de sorvete. “A ideia é utilizarmos materiais acessíveis e reaproveitarmos o que temos em casa, por isso quem quiser pode levar seus materiais, mas não é obrigatório”, explica Midiã. 

Fundada em 2003, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma entidade sem fins lucrativos, cujos voluntários usam a contação de histórias como ferramenta de apoio emocional para crianças-pacientes hospitalares e seus familiares. Por meio de histórias leves, alegres e motivadoras, os voluntários favorecem a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. As primeiras atividades foram no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, e ao longo dos anos se estendeu por 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré. Atualmente, o grupo conta com o patrocínio da CPFL Energia e Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Proac-ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.

SERVIÇO:

Oficina de palitoches com a Associação Griots – Os Contadores de História

Data: 16 de março de 2024 (sábado)

Horário: 14h

Local: CEPROCAMP – Centro de Educação Profissional de Campinas – Av. 20 de novembro, 145 – Centro – Campinas/SP

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informaçõeswww.griots.org.br e (19) 98996-7708 (WhatsApp)

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *