Bacharelado em Ciência de Dados: novo curso da USP oferecerá 20 vagas em São Carlos

Reg. 505-15. Sala do CO e Sino. Vista da Sala do CO, Conselho Universitário, localizado no Prédio da Reitoria. 09/11/2015 Foto Marcos Santos/USP Imagens

A primeira turma de alunos ingressará em 2021; seleção será realizada, tal como nos demais cursos da USP, por meio do vestibular da Fuvest e também via SISU

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá um novo curso de graduação a partir do próximo ano: o Bacharelado em Ciência de Dados. Com duração de 4 anos, o curso terá 20 vagas e será em período integral.

O ingresso no Bacharelado em Ciência de Dados será realizado, tal como nos demais cursos da USP, por meio do vestibular da Fuvest e também via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O ICMC já oferece diversas oportunidades de graduação nas áreas de computação, matemática e estatística. A proposta do novo curso é inovadora, agrega todas essas áreas, e o Instituto reúne as competências necessárias para formar um bom profissional em ciência de dados”, ressalta a diretora do ICMC, Maria Cristina Ferreira de Oliveira.

Os alunos que concluírem o Bacharelado em Ciência de Dados vão dominar conhecimentos e habilidades em campos como: algoritmos; estruturas de dados e programação; inteligência artificial, aprendizado de máquina e mineração de dados estruturados e não estruturados; modelagem, organização, armazenamento e gerenciamento de dados; modelagens matemáticas e estatísticas; otimização; inferência estatística; visualização científica e de informação. Além disso, os estudantes desenvolverão competências éticas, de comunicação e de pesquisa.

“O novo curso, juntamente com as demais iniciativas do Instituto, coloca o ICMC como um grande polo de ciência de dados no Brasil, atendendo uma enorme demanda do mercado de trabalho e também acadêmica”, explica o professor Thiago Pardo, presidente da Comissão de Graduação do Instituto. Entre as demais ações do Instituto, o professor ressalta as alterações efetuadas na grade curricular do Bacharelado em Estatística que, a partir deste ano, passou a se chamar Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados; a formação complementar oferecida aos alunos pela ênfase em ciência de dados dos cursos de graduação do ICMC; a ênfase em ciência de dados proporcionada pelo Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI); o grupo de extensão DATA; o MBA em Ciência de Dados; e a realização regular da Escola Avançada de Big Data Analysis, cuja última edição foi em 2019.

Aprovação – A novidade foi anunciada nesta terça, 23 de junho, durante a sessão virtual do Conselho Universitário da USP, que aprovou a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2021. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.905 vagas pelo Sisu.

De acordo com a resolução que estabelece as formas de ingresso na Universidade (nº 7.373/2017), para 2021, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP). Nesse percentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, que, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 37,5%. Essa reserva considera, conjuntamente, os dois processos de seleção da USP: o vestibular da Fuvest e o Sisu.

Do total de 8.242 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 4.945 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 2.144 vagas para candidatos EP; e 1.153 para EP/PPI. Já para a seleção do Sisu, estão sendo destinadas 2.905 vagas: 616 serão para ampla concorrência; 1.262 para estudantes EP e 1.027 para estudantes EP/PPI.

Durante a reunião, o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, explicou que o calendário da Fuvest está mantido e que a USP está aguardando a definição da data do Enem para realizar as flexibilizações possíveis. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão federal responsável pela prova, está fazendo uma enquete junto aos estudantes inscritos no Enem para a escolha do período de aplicação do exame – dezembro, janeiro ou maio.

Texto – Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações de Adriana Cruz – Assessoria de Comunicação da USP

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *