Censo 2022 começa hoje em todo o país

Iniciativa é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população

Após dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19, nesta segunda-feira (1), começa a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. A ação realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acontece em todo o país, incluindo São Roque, e contará com mais de 183 mil recenseadores visitando todos os 70 milhões de domicílios do Brasil até final de outubro. 

Os recenseadores estarão vestindo colete azul marinho, com logotipo do IBGE, além de portarem crachá de identificação. Eles serão orientados a não pedir para entrar na residência, já que tudo poderá ser feito do portão. Além disso, os funcionários seguirão todos os protocolos de higiene, usando máscara e álcool em gel. O morador poderá confirmar a identidade do mesmo através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. 

Neste ano os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário on-line, caso não queira responder a pesquisa presencialmente. Após uma visita inicial obrigatória, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário através de um computador, tablet ou celular.

Segundo o IBGE, serão dois tipos de questionário: o básico e o de amostra. O questionário básico contará com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores, como data de nascimento, escolaridade e renda. O questionário de amostra é composto por 77 questões abordando características dos domicílios, identificação étnico-racial, religião etc. Apenas um único morador responderá pelo domicílio e, levará em média, 15 minutos para responder. Vale ressaltar que todas as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.

Realizado a cada dez anos, o Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. É por meio dele que saberemos o tamanho da população, características socioeconômicas, idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *