CIESP-Campinas debate os efeitos do “Custo Brasil”

As consequências do ‘Custo Brasil’ atingem a todos indistintamente e está presente no dia a dia das pessoas e empresas. O denominado Custo Brasil refere-se ao complexo sistema tributário brasileiro, com excesso de burocracia, enormes gargalos logísticos e insegurança jurídica, que não impulsiona os investimentos e diminui a competitividade das empresas. Para debater esse tema, a Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) promove o workshop ‘Custo Brasil e o Brasil Competitivo’, na próxima sexta – 15 de julho, às 9 horas, com café da manhã, na sede da entidade. O Workshop será apresentado pelo advogado Helcio Honda, que é diretor titular do Departamento Jurídico da Fiesp/Ciesp e pelo deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP).

O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, afirma que a redução do Custo Brasil é fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico do País, auxiliar na retomada da atividade econômica e assim aumentar a geração de emprego e renda.

“Nas pesquisas de Sondagem Industrial, que o Ciesp-Campinas apresenta mensalmente, o Custo Brasil está sempre presente entre os maiores problemas que as empresas enfrentam, impedindo o crescimento e reduzindo a competividade. Nesse sentido é muito importante debater esse tema e buscar soluções para que diminuam os seus efeitos”, explicou Corrêa.

Palestrantes – Helcio Honda é sócio fundador do escritório Honda, Teixeira, Araújo e Rocha Advogados. Advogado formado pela PUC-SP tem especialização em Direito Empresarial.  Honda foi eleito Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (2004) e nomeado Presidente da 8ª Câmara efetiva (2006-2007). Na Fiesp e no Ciesp é diretor titular do Departamento Jurídico (Dejur) e vice-presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur).

Alexis Fonteyne é graduado em Engenharia Mecânica, empresário, ex-presidente da ANAPRE (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho) e conselheiro do Ciesp. Fonteyne foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo em 2018 pelo Partido Novo, é integrante da CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico), da CFT (Comissão de Finanças e Tributação), da CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público) e foi membro da Comissão Especial da Reforma Tributária. Liderou a criação e atualmente preside a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, uma frente que tem o apoio de mais de 200 parlamentares, de representantes do Executivo e do setor produtivo.

Inscrição: https://www.ciespcampinas.org.br/site/confirmacao_presenca/?id=2669


Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *