CIESP-Campinas: Fábio Barbosa mostra os avanços na sustentabilidade em 20 anos

O Departamento de Sustentabilidade da Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) comemorou dez anos de atuação, nessa sexta – 25 de outubro, com palestra do administrador e executivo, Fábio Barbosa, que apresentou a evolução do conceito de sustentabilidade ao longo das últimas duas décadas.

Com a experiência de atuações na presidência de grandes corporações, como Santander Brasil, Federação Brasileira dos Bancos e Grupo Abril, Fábio Barbosa afirmou que vê com otimismo a evolução da sustentabilidade, “que hoje é uma oportunidade de negócios e exigência do mercado”. Para ele, o consumidor está cada vez mais consciente e temas como reciclagem e descarte correto estão no dia a dia das pessoas. “Vejo com muito otimismo, quando uma rede de restaurantes anuncia que não compra carne de gado, que não seja de área reflorestada”, explicou.

CIESP Campinas: Evento Sustentabilidade – Crédito: Roncon&Graça Comunicações

Fábio Barbosa afirmou que a sustentabilidade exige que as empresas estejam conectadas com os seus consumidores.  Em relação a legislação, como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas precisam se adequar o mais breve possível, para olharem para a frente. “Cumprir a lei não é o suficiente, as empresas precisam ver o que os jovens desejam (delas)”, sugeriu.

Presente no evento, o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, afirmou que o Ciesp-Campinas, através do seu departamento de Responsabilidade, tem sido um parceiro muito ativo nas ações desenvolvidas para o interesse público.

“Avançamos na abordagem de temas voltados para a sustentabilidade como um todo, dentro dos aspectos ambiental, social e econômico, que abrangem ética, transparência, respeito à diversidade e uma boa governança governativa. Abordamos vários assuntos que modificaram substancialmente o comportamento das empresas no trato de questões voltadas para a sustentabilidade”, resumiu o diretor de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas, Luiz Fernando Bueno, sobre os dez anos do departamento. Ele acrescentou que isso somente foi possível com uma equipe motivada e o apoio da diretoria da entidade.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *