Mostra Sustentável entrega imóvel revitalizado para a Fundação Síndrome de Down e premia profissionais

O evento reformou ou restaurou 40 ambientes internos, pintou a fachada e, ainda, deixou como legado para a população de Campinas uma biblioteca e uma praça revitalizada. A Mostra recebeu cerca de 4 mil visitantes e já planeja a edição de 2020

A organização da Mostra Sustentável entregou oficialmente hoje, 30 de outubro, o imóvel – que abrigou o evento – revitalizado para a Fundação Síndrome de Down, em Campinas. Os mais de 80 profissionais reformaram ou restauraram 40 espaços do prédio para serem utilizados pelas pessoas atendidas pela instituição instalada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Todos os ambientes já poderão ser utilizados nas atividades cotidianas da Fundação. Para a população de Campinas, foram entregues a Praça Pedro Cané, batizada de “Como Somos” durante o evento, e a Biblioteca Rubem Alves. As obras foram recebidas pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

Também no encerramento oficial, os profissionais foram premiados em quatro categorias: votação do público, júri técnico, critérios de sustentabilidade e paisagismo. Os vencedores do Prêmio Mostra, escolhido pelo público, foram Ana Maria Coelho (arquiteta e light designer), Felipe Karam (arquiteto e designer) e Selma Milaré Rubim (designer de interiores), pelo ambiente “Loft Up”. A arquiteta e designer de interiores Priscila Marinheiro ficou em segundo lugar, com o espaço “Onda do Léo”, e Erlon Tessari, da “Cozinha da Família”, obteve a terceira colocação.

Premiados do Prêmio Mostra, por votação do público – Foto: Matheus Campos

Já o júri técnico, composto pelos expositores e organizadores, entregou o Prêmio Mais para Alessandra Duque (arquiteta e designer de interiores), Allan de Oliveira (designer de interiores) e Desirée Garcia Campos (arquiteta de interiores) pelo ambiente “Restaurante Vila 21”. Adriana Barros e Maria Cristina Martins, arquitetas e designers de interiores, ficaram em segundo lugar, com o “Ateliê”. A terceira posição foi de Wellington Walkovics (designer de interiores), pelo “Espaço Mente e Equilíbrio”.

Vencedores do Prêmio Mais, eleitos pelo júri técnico – Foto: Matheus Campos

No Prêmio Sustentável, entregue pelos critérios de sustentabilidade, o vencedor também foi o “Loft Up”, de Ana Maria Coelho, Felipe Karam e Selma Milaré Rubim. Arquiteta responsável pelo espaço “Estar para Relaxar”, Julia Rodrigues ficou com a segunda colocação, e Maira Del Nero e Symone Da Fonte – também arquitetas – levaram o bronze com o “Espaço Boas-Vindas”. O Prêmio de Paisagismo foi para Helena Overmeer, pelo projeto da “Praça Como Somos”.

Vencedores dos Prêmios Sustentável e de Paisagismo – Foto: Matheus Campos

Idealizador e organizador da Mostra Sustentável, Fernando Caparica emocionou-se no encerramento. “A entrega da biblioteca, da praça e do prédio traz um pouco de cada um de nós. E eu entrego para vocês um ‘tantão’ de mim. Agradeço à Fundação por nos acolher e aos profissionais que fizeram esse evento acontecer. Foi tudo desafiador. Mas o resultado compensou. Agradeço também à Prefeitura de Campinas, pois passamos por um momento turbulento na política do país e, por isso, ter o apoio do poder público foi muito importante”.

Biblioteca

A biblioteca construída para a Mostra foi doada à Prefeitura e à comunidade de Barão Geraldo. Todo o seu acervo foi obtido pela campanha de arrecadação de livros feita pela organização. O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira recebeu o espaço e destacou a relevância do evento. “Além da sustentabilidade, tem a questão do desenvolvimento econômico do pessoal de design, paisagismo e arquitetura. Mas o mais importante é a responsabilidade social”, disse.

Representantes entregam a Praça Pedro Cané e a Biblioteca – Foto: Matheus Campos

Durante o período em que a Mostra Sustentável esteve aberta (de quarta a domingo, entre 4 de setembro e 13 de outubro), o evento recebeu 4 mil visitantes que puderam apreciar ideias criativas e ecologicamente corretas, além de fáceis de aplicar em residências ou em escritórios e consultórios. 

Fonte: Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *