Clube da Melhor Idade da PMNO abre inscrições para novo curso de patch aplique

Programa da Prefeitura oferece série de atividades gratuitas; patch aplique é técnica artesanal de decoração em tecidos

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Em Nova Odessa, quem tem mais de 55 anos conta não apenas com um programa de atividades gratuitas para curtir a aposentadoria ou o tempo livre com os amigos, mas também com um lugar exclusivo para isso: o Clube da Melhor Idade. Atualmente, cerca de 400 pessoas têm cadastros ativos no programa. E tem novidade na programação: uma nova atividade semanal gratuita (veja abaixo).

Eles têm à disposição no cronograma semanal atividades como jogos de competição (incluindo vôlei e jogos de mesa), do qual cerca de 40 idosos participam atualmente, além e aulas de Pilates (também com 40 participantes ativos), ginástica (com 60 em média por aula), e a “Papoterapia” (um sistema de apoio mútuo sobre diversos temas baseado em rodas de conversas conduzidas pela equipe técnica do programa, com cerca de 40 participantes por sessão).

Cada atividade tem dia e horário específicos, de forma que cada idoso pode participar de mais de uma aula por semana. O vôlei adaptado acontece às segundas e quintas-feiras, às 8h (feminino) e às 10h (masculino). Os jogos de mesa acontecem também às segundas e quintas, das 13h às 17h. Entram ai esportes muito populares entre este público, como buraco, truco, xadrez, damas e tênis de mesa.

A ginástica localizada é oferecida às segundas e quintas, às 7h30, e o Pilates às quartas e sextas-feiras, com turmas a partir das 13h e 13h30, respectivamente. A “Papoterapia” é sempre às terças-feiras, às 9h. As atividades são uma parceria da Diretoria de Promoção Social e da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer da Prefeitura.

NOVA ATIVIDADE

E, agora, a novidade para os idosos de Nova Odessa que procuram o Clube da Melhor Idade (que fica na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro) são as aulas grátis do curso de patch aplique, uma técnica artesanal de decoração em tecidos que se utiliza de retalhos com bicos de crochê para compor um ou vários desenhos, que servirão de apliques.

As aulas terão início no próximo dia 07 de fevereiro e vão acontecer sempre às 13h. As inscrições podem ser feitas no próprio local, nos dias úteis, das 7h30 às 15h30. São programadas dez aulas no total, ministradas pelas artesãs voluntárias Yolanda Pereira Nazario e Nair Pegoraro. Ao final, haverá uma exposição dos trabalhos, programada a princípio para o dia 18 de abril.

“Fazer artesanato deixa você de bom humor, promove a conexão entre as pessoas, é bom pra memória etc”, afirmou dona Yolanda. “O artesanato também alivia a ansiedade, ocupa o tempo e pode até servir como geração de renda”, completou Nair.

“O objetivo é proporcionar oportunidades para que as mulheres comecem a ter uma renda extra sem sair de casa. Além de ser prazeroso, o artesanato desenvolve habilidades motoras finas, criatividade, autoconfiança e autoestima”, finalizou a coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.