Começa dia 10/11 primeira etapa do processo de elaboração do Plano Diretor de Nova Odessa

Informações estão disponíveis no site exclusivo do Plano, o http://www.novaodessa.sp.gov.br/plano-diretor/index.html

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

No próximo dia 10/11, às 15h na Câmara Municipal, e depois às 19h na ETEC (Escola Técnica Estadual), acontecem as primeiras audiências públicas do processo de elaboração do Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa, dando início à primeira etapa do Plano. A Câmara Municipal fica na Rua Pedro Bassora, nº 77, no Centro. Já a ETEC de Nova Odessa fica na Avenida São Gonçalo, nº 2.770, no Jardim Alvorada.

As reuniões seguintes acontecerão no dia 11 de novembro, às 19h, no Ginásio do Jardim Santa Rosa (na Rua João Bassora, nº 500), e no dia 12, às 19h, no Auditório do Paço Municipal (Avenida João Pessoa, nº 777).

Nomeada de “O que é o Plano Diretor?”, esta primeira fase consiste em quatro reuniões, entres os dias 10 e 12 de novembro e abertas para toda a população, convidada a participar e debater os problemas da cidade, além de apresentar sugestões de melhorias para o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura do município.

Segundo a secretária municipal de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, a arquiteta e urbanista Miriam Cecília Lara Netto, o novo Plano Diretor Sustentável “pretende organizar o crescimento e o funcionamento da cidade, visando o desenvolvimento social, físico, econômico e administrativo, trazendo mais qualidade de vida à população, além da preservação e da conservação dos recursos naturais”.

“O projeto quer desenvolver o município de forma ordenada, atendendo às necessidades da população através de planejamento territorial, a garantia da função social e também da análise de várias áreas da cidade, como a Mobilidade, Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Cultura, etc. O Plano tem cinco eixos, sendo eles o ordenamento territorial, a habitação, o meio ambiente, a mobilidade e o desenvolvimento”, explicou a especialista.

Entre algumas das ideias debatidas, estão o foco nos grupos vulneráveis da cidade, como mulheres, idosos e crianças; os conceitos de “Slow City”, do Inglês “cidade lenta”, que visa segurar o crescimento da cidade para organizá-la melhor; e de “Cidade Inteligente”, que foca na autossustentabilidade e desenvolvimento econômico do Município. Lembrando que o Plano Diretor vai seguir também a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e seus ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

“Com esse amplo processo de debate, participação e envolvimento de todos os setores da nossa cidade, inclusive dos vereadores na Comissão desde o início, não haverá dúvidas da qualidade técnica do projeto do nosso futuro Plano Diretor”, acredita o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

O cronograma como um todo prevê quatro etapas, que devem durar ao menos 7 meses. Cada etapa será informada à comunidade através dos canais de comunicação da Prefeitura e da imprensa local e regional.

Para mais informações, a população pode acessar o site exclusivo do Plano, http://www.novaodessa.sp.gov.br/plano-diretor/index.html, com várias explicações sobre o seu funcionamento e seu objetivo, a apresentação das próximas etapas, além da coleta de sugestões através de um formulário online.

Depois de todo esse processo conduzido pela Prefeitura, com acompanhamento da sociedade civil organizada e dos órgãos de controle externo, a proposta do Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa vai seguir então para a Câmara, na forma de um projeto de lei, para ser novamente debatido e aprovado na forma de uma lei municipal.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *