Começa hoje o Jundiaí Matsuri 2024

2ª edição do festival que celebra a cultura e gastronomia japonesa acontece entre os dias 22 e 24 de março, no Parque da Uva

O Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa retorna para sua segunda edição, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. A entrada é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Com uma ampla programação, o evento reúne os principais artistas e nomes da comunidade nikkei, promovendo uma imersão na rica herança japonesa. Ao longo dos três dias, os visitantes poderão apreciar diversas atrações, que incluem shows musicais, danças folclóricas, apresentações de taikô, concurso de cosplay, e oficinas de artes tradicionais, como origami e ikebana. Confira a programação completa abaixo.

Além das atrações artísticas, quem visitar o Jundiaí Matsuri terá a oportunidade de se deliciar com a autêntica gastronomia japonesa. Serão duas praças de alimentação servindo mais de 20 pratos típicos como sushi, sashimi, yakissoba, guioza, lámen, tempurá e outras delícias, proporcionando uma verdadeira viagem culinária ao Japão. E para atender aos diversos paladares, também estarão disponíveis comidinhas como torresmo de rolo, pastel, hambúrguer e joelho de porco.

O presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Jundiaí, Pedro Shizuo Inamura, convida a todos para prestigiarem o festival. “O Jundiaí Matsuri, que chega a sua segunda edição, proporcionará uma imersão na cultura japonesa. Trata-se de um evento importante da Nipo Jundiaí, pois é mais uma oportunidade de apresentarmos ao público jundiaiense uma boa parte da nossa cultura e gastronomia”, completa.

“A expectativa para a 2ª edição do Jundiaí Matsuri é muito grande, estimamos receber um público superior a 40 mil visitantes”, explica Takao Sato, da Tasa Eventos, organizador do festival.

“E por que um evento de cultura japonesa atrai tanto público? São três coisas principais. A gastronomia japonesa – hoje, nas maiores cidades brasileiras temos mais restaurantes japoneses do que churrascarias. Além disso, a cultura pop japonesa, com seu universo de cosplay, games e mangá, atrai muito o público jovem. E não podemos esquecer da cultura tradicional japonesa, que terá a presença dos maiores nomes do meio artístico-cultural no Brasil e o público poderá mergulhar nessa rica tradição através das oficinas e exposições”, completa.

Desfile e concurso de Cosplay

Quem deseja participar do desfile e concurso de Cosplay que agita o sábado (23) e o domingo (24), ainda está em tempo de se inscrever. A inscrição é gratuita e deve ser feita por um formulário online, neste link.

Os vencedores das melhores caracterizações inspiradas na cultura japonesa serão anunciados diariamente no palco do evento, ao final do concurso.

Exposições e oficinas

Uma das novidades deste ano são as oficinas gastronômicas gratuitas, promovidas pelo Senac, um dos patrocinadores do festival. Com capacidade para 20 pessoas, as aulas têm duração de aproximadamente uma hora, e as inscrições podem ser feitas no dia, no estande da instituição.

Sexta-feira, dia 22

– 19h30: Rolinho Primavera e Molho Tarê, com a professora Andressa

Sábado, dia 23

– 10h30: Tempurá, com a professora Lucila;

– 14h: Uramaki, Hot Holl e Hossomaki, com a professora Lucila;

– 16h30: Temaki e Shari, com a professora Andressa

Além disso, a área de exposições e oficinas oferecerá atividades como ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art, todas gratuitas.

Outra atração inédita nesta edição é o espetáculo do “Mago dos Balões”. O artista Luciano Takeda apresenta um show com técnicas avançadas para criar incríveis esculturas de balões que certamente vão encantar o público no domingo.

Confira a programação artística completa

Os principais artistas e nomes da comunidade nikkei estarão presentes no Jundiaí Matsuri, proporcionando ao público uma experiência singular. Destacam-se os shows musicais de artistas como Karen Ito, Joe Hirata, Serginho Tanigawa, Fabia & Norton Miasake, Jane Ashihara & Pamela Yuri, e Yuzo Akahori Band.

O festival também oferecerá shows de cultura pop japonesa com a Akatsuki Band, trazendo os maiores sucessos dos animes, e o cantor Diogo Miyahara, com um vasto repertório de temas de seriados japoneses (Tokusatsu).

Outro ponto alto são os tambores japoneses, conhecidos como taikô, com performances dos grupos Wadan Taiko Ensemble (Atibaia), Grupo Wakadaiko (Maringá), Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Campinas) e Grupo Houkou (Jundiaí).

Sexta-feira, dia 22

– 20h: Show musical com Joe Hirata

– 21h: Wadan Taiko Ensemble

Sábado, dia 23

– 12h: Grupo Houkou – Cantores Nipo Jundiaí
– 12h30: Wakadaiko
– 13h: Cerimônia de Abertura
– 13h45: Show musical – Jane Ashihara & Pamela Yuri
– 14h45: Wakadaiko
– 15h: Akatsuki Band
– 15h45: Desfile e Concurso Cosplay
– 17h: Anime Songs – ACEMA
– 17h30: Grupo Odori – Fujim-bu da Nipo Jundiaí
– 17h40: Cantores da Nipo Jundiaí
– 18h: Wakadaiko
– 18h30 Show musical – Serginho Tanigawa
– 19h: Bon Odori
– 20h: Show musical – Fabia & Norton Miasake

Domingo, dia 24

 – 12h: Grupo Houkou – Cantores da Nipo Jundiaí

– 12h45: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
– 13h15: Yuzo Akahori Band
– 14h: Show musical – Karen Ito
– 15h: Mago dos Balões – Luciano Takeda
– 15h45: Desfile e Concurso Cosplay
– 17h: Show musical – Diogo Miyahara
– 17h30: Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
– 18h: Bon Odori
– 19h: Show musical – Serginho Tanigawa

O Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa é organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e promovido pela Tasa Eventos.

SERVIÇO:

Jundiaí Matsuri 2024

Data: 22, 23 e 24 de março
Horário: sexta das 17h às 22h; sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva | Endereço: Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú
Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí
www.jundiaimatsuri.com.br | Acompanhe os perfis oficiais no Facebook e Instagram.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *