CRAS de Nova Odessa retoma atividades presenciais e trabalha o ‘Setembro Amarelo’ com usuários

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura de Nova Odessa está retomando suas atividades presenciais, inicialmente através de orientações promovidas pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social em relação ao “Setembro Amarelo”, abordando temas como a depressão e o suicídio. O órgão da Diretoria de Promoção Social do Município também abriu, desde o começo do mês, as inscrições para as reuniões presenciais com os usuários, cujos atendimentos começam na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro.

No início, as atividades oferecidas serão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as aulas de artesanatos. Antes do começo dos atendimentos, a Equipe Técnica – composta por Vania Neves e Rosana Ignacio Rodrigues, junto à coordenadora Roseli Morais – estão promovendo orientações para as equipes do CRAS sobre o “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio”.

“Com as questões da Covid-19, as relações de convívio familiar e a crise econômica, um dos nossos principais projetos é trabalhar junto à comunidade as questões psicossociais”, justificou Roseli.

“Neste período de pandemia, houve um aumento na demanda dos serviços de Assistência Social, e uma das ações principais para atender o cidadão como um todo é o atendimento presencial no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Com a volta destas atividades, passaremos a atender com mais dignidade aqueles que se encontram em situação vulnerável, propiciando assim, não apenas o socorro momentâneo, mas também trabalhando toda família para que sejam restaurados e tenham mais esperança”, explicou o diretor de Promoção Social da Prefeitura, Wagner Longhi.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias e de proteção social de assistência social.

Suas atividades visam prevenir o risco social e promover a inclusão das famílias e dos cidadãos nas políticas públicas, no mercado de trabalho e na vida em comunidade. O Centro fornece também cursos de aperfeiçoamento para indivíduos em situação de vulnerabilidade, além de reuniões de trabalho psicossocial.

A Assistência Social de Nova Odessa se divide em três equipes de atendimentos: a Diretoria de Gestão Social, que administra todo o sistema (sejam os cadastros de bolsa família, de cestas básicas, fraldas geriátricas e demais auxílios), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências físicas e psicológicas), e o CRAS (já explicado anteriormente).

O CRAS de Nova Odessa está localizado na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *