Crianças são empreendedoras: Livro desafia paradigmas da educação

Renomado professor Fernando Dolabela, estudioso sobre o tema há 30 anos, enfatiza os pilares do empreendedorismo infantil, destacando o papel crucial da família e da escola

Nesta próxima quinta-feira, 21 de março, será lançado o livro “Crianças são empreendedoras” (Literare Books Internacional) do autor e professor autor Fernando Dolabela. O evento será realizado na Academia Mineira de Letras, que será precedida por palestra ministrada pelo autor, com entrada franca e interpretação de Libras. A obra também será vendida e autografada no local, no evento de lançamento.

Em um mundo onde o empreendedorismo é cada vez mais valorizado e procurado, o autor Fernando Dolabela ousa desafiar as convenções da educação com seu mais recente livro “Crianças são empreendedoras”. Conhecido por obras como “O segredo de Luísa”, Dolabela destaca um ponto crucial: na formação empreendedora, a família é tão importante quanto a escola.

Em sua narrativa, Dolabela coloca as crianças como protagonistas do processo empreendedor no ambiente familiar. Ele não apenas descreve, mas também incentiva os pais a cederem espaço para que seus filhos expressem desde cedo o espírito empreendedor inerente à espécie humana.

O autor guia os leitores por experiências que refletem a prática dos empreendedores reais, destacando que são as crianças, não ele próprio, quem detêm a chave para identificar as nuances em cada história. Ele afirma que “lidar com crianças é como lidar com autênticos empreendedores”, ressaltando que os pais têm a oportunidade de desenvolver seu próprio potencial empreendedor por meio da interação com seus filhos.

Dolabela adverte contra respostas prontas e caminhos já trilhados, enfatizando que o verdadeiro empreendedorismo é mais do que uma habilidade – é um valor, uma mentalidade que se contagia socialmente. E neste contexto, ele destaca o papel crucial da família no desenvolvimento do potencial empreendedor das crianças, equiparando a importância dos pais à da escola.

O livro não se destina apenas aos adultos. Dolabela argumenta que as crianças também devem ler e participar das discussões, trocando ideias, desenvolvendo análises e expondo interpretações. Ele encoraja os pais a solicitarem a ajuda de seus filhos, reconhecendo o poder empreendedor que possuem.

Com uma abordagem que equipara lidar com crianças a lidar com verdadeiros empreendedores, “Crianças são empreendedoras” oferece uma oportunidade única não apenas para os pequenos explorarem seu potencial, mas também para os pais cultivarem e explorarem seu próprio espírito empreendedor. Este livro não é apenas uma leitura, mas uma experiência compartilhada entre gerações, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo e desenvolvimento contínuo.

SOBRE O AUTOR
Fernando Dolabela – Autor de 15 livros, entre eles o best-seller O segredo de Luísa, com mais de 350 mil exemplares vendidos. Criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil. Na área universitária, a sua metodologia Oficina do Empreendedor é adotada em centenas de instituições de ensino superior. A metodologia Pedagogia Empreendedora foi implementada em redes públicas de ensino em 148 municípios brasileiros. Cerca de 10.000 professores foram capacitados, atingindo aproximadamente 400 mil alunos. Essa metodologia está implementada também na Argentina, Chile e Peru. A ONU utiliza a metodologia em países da África. Consultor do Ministério da Educação do Peru para a introdução do conteúdo de empreendedorismo no Marco Curricular Nacional. Palestrante em cerca de 800 eventos no Brasil e em mais de 50 eventos internacionais, inclusive na ONU-UNIDO, em Viena, e ONU-UNCTAD, em Genebra. Foi o autor brasileiro mais referenciado nos trabalhos acadêmicos no Brasil. Colunista da Rádio BandNews desde abril de 2011, com mais de 1.000 colunas publicadas. Membro fundador do World Entrepreneurship Forum, criado na França, convidado como uma das 80 personalidades mundiais na área de empreendedorismo. cimento pela sua contribuição pioneira no campo da educação empreendedora. Os princípios da Pedagogia Empreendedora utilizados pela ONU-UNIDO em vários países foram reconhecidos em 2021 pela ONU como BOA PRÁTICA para o atendimento da Agenda 2030 e cumprimento da Metas do Milênio.


SERVIÇO
Lançamento do livro “Crianças são empreendedoras”
Autor: Fernando Dolabela
Data: 21 de março
Horário: a partir das 19h30
Local: Auditório da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia 1466, Lourdes – Belo Horizonte/ MG)
Acessível em Libras | Entrada gratuita

Mais informações sobre o livro
Crianças são empreendedoras
Subtítulo: Na formação empreendedora, a família é mais importante que a escola
Autor: Fernando Dolabela
Editora: Literare Books International – 1ª edição – 176 páginas – 2024
Preço de capa: R$ 59,90
Formato: 13,5 x 20,8cm | Categoria: Negócios
ISBN do físico: 9786559227792 | ISBN do digital: 9786559227785
Onde comprar: Amazon | Loja Literare Books | Livrarias físicas e plataformas digitais

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *