19/03 Dia do Artesão: Socorro incentiva a arte milenar do Nhanduti e preserva as raízes culturais.

Cidade é a única do Circuito das Águas Paulista a oferecer e valorizar este tipo de artesanato  

Em comemoração ao Dia do Artesão, 19 de março, a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística referência em atividade de aventura e ecoturismo – se volta para a preservação e celebração da renda Nhanduti, uma tradição artesanal que tece a história e cultura local através de cada ponto. Originada dos povos indígenas Guarani, a palavra “Nhanduti” significa teia de aranha e reflete a beleza das peças produzidas nessa técnica. 

Durante as décadas de 1950 e 1960, esta arte desempenhou um papel vital na economia de Socorro e serviu como uma fonte significativa de renda para muitas famílias. Hoje, essa tradição é mantida viva pelo Espaço do Artesanato, que promove oficinas ministradas por artesãs locais e ensina à nova geração o Nhanduti. Aliás, Socorro é a única cidade do Circuito das Águas Paulista a oferecer este tipo de artesanato e valorizar a técnica.  

No Dia do Artesão, o Espaço do Artesanato expressa a importância de preservá-lo. “Nhanduti é uma expressão profunda de nossa identidade cultural. Ao ensiná-la, não estamos apenas passando uma habilidade, mas também partilhando nossa história, nossos valores e a beleza intrínseca de Socorro,” afirma Luka Fagundes. “Cada peça de Nhanduti é uma teia que conecta passado, presente e futuro, mantendo viva a essência de nossa comunidade.”  

Reconhecido como patrimônio cultural, o Nhanduti não é apenas uma arte, é um símbolo da resiliência e criatividade da comunidade de Socorro. “Preservar o Nhanduti é garantir que as futuras gerações possam conhecer e se orgulhar de suas raízes. É mais do que arte, é memória, é legado,” complementa Luka. A exemplo, Geni Ferreira Machado, que tem 79 anos e faz o nhanduti até hoje, e também a pequena Lorena Franciscone Verzani, de 8 anos, que já aprendeu a técnica com a avó Lídia Franciscone.  

 Sobre o Espaço do Artesanato

O Espaço do Artesanato é um centro de valorização e divulgação do artesanato e da cultura de Socorro. Por meio de oficinas, exposições e eventos culturais, busca inspirar a comunidade e visitantes, destacando a importância de manter vivas as tradições artesanais.  

Você sabia que:   O Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, coincide com o Dia de São José, o padroeiro dos carpinteiros. Esta data não apenas homenageia artesãos pelo mundo, destacando sua importância cultural e econômica, mas também celebra o trabalho manual através da figura de São José, ressaltando a valorização do artesanato como expressão de criatividade e tradição que passa de geração em geração.

Descubra Socorro: Em meio às belezas naturais da Serra da Mantiqueira, Socorro se destaca como o portal de entrada para o Circuito das Águas Paulista. Reconhecida nacionalmente por seu turismo de aventura e acessível, a cidade se empenha em ser um destino sustentável e acolhedor para os pets. Com iniciativas que envolvem toda a comunidade, Socorro oferece uma variedade gastronômica e atividades culturais que prometem encantar todos os visitantes. Com mais de 30 atividades de aventura e ecoturismo, e tendo recebido o selo Safe Travels da WTTC, além de premiações em Aventura, Ecoturismo e como Top Destino Social, Socorro é a escolha perfeita para quem busca experiências autênticas. Não perca a chance de fazer parte da comunidade Cittaslow, e descubra por que Socorro é o lugar “onde viver é bom”. Site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br 

Informações sobre as oficinas de Nhanduti e outras atividades, no Espaço do Artesanato, localizado dentro do Parque da Cidade – “João Orlandi Pagliusi” –  Rodovia Pompeu Conti, 3210  –  Telefones:  (19) 3895-4097 e (19) 99759-6481

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *