Curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic é eleito o melhor entre as instituições privadas do Brasil

Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), curso também ocupa a 12ª posição no ranking geral nacional; Medicina aparece em 6º lugar entre as particulares

O curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Odontologia e Medicina, de Campinas, foi eleito o melhor entre as instituições de ensino privadas do Brasil, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha 2023), publicado nesta semana. O curso também ocupa a 12ª posição no ranking geral nacional, atrás apenas de universidades federais e estaduais.

O RUF é uma avaliação do ensino superior do Brasil publicado no jornal Folha de S.Paulo e que volta a ser atualizado após quatro anos. Para a elaboração do ranking, foram classificadas todas as 203 instituições de ensino ativas do país (públicas e privadas) e avaliados 40 cursos de universidades, centros universitários e faculdades com o maior número de alunos ingressantes.

A Faculdade São Leopoldo Mandic também aparece com destaque em relação ao curso de graduação em Medicina. A instituição está classificada no 6º lugar considerando apenas faculdades particulares, e no 33º lugar no ranking geral.

O cálculo para a elaboração do ranking é baseado pelos componentes: pesquisa com docentes, professores com doutorado e mestrado, professores em dedicação integral e parcial, nota do Enade e a opinião de profissionais de RH sobre as preferências de contratação no mercado de trabalho. Também foram analisados o ensino, inovação, internacionalização além de teses e a publicação de artigos e trabalhos científicos produzidos por docentes.

Para ranquear os cursos, a Folha de S. Paulo realizou uma pesquisa com professores do País para analisar a qualidade dos cursos. Verificou-se o percentual de docentes com Mestrado e Doutorado de cada Instituição e a proporção de docentes com dedicação integral e parcial (dados do MEC). Além disso, a nota obtida pelo curso no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e, por último, uma avaliação mais abrangente, que contou com a opinião de profissionais da área de Recursos Humanos consultados em 2018, 2019 e 2023 sobre preferências de contratação.  

“A nossa posição no RUF é resultado do trabalho contínuo que reúne corpo docente qualificado e aprendizado na prática, além do ensino humanizado. Oferecemos uma inovadora estrutura para que os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade e de excelência na área da saúde, tanto na Odontologia, como na Medicina”, diz Dr. José Luiz Cintra Junqueira, diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada, por 14 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras (SP) e Limeira (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *