Dicas de segurança no ambiente de trabalho

Com mais de 600 mil acidentes de trabalho notificados em 2022, brasileiros ainda necessitam de conscientização e cuidados

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais no ambiente de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Só em 2022, foram 2,5 mil óbitos dentre mais de 600 mil acidentes registrados neste tipo de ambiente. Diante de dados alarmantes, a prevenção de acidentes de trabalho é tão importante que tem até data, celebrada em 27 de julho. É uma oportunidade para a conscientização de empresas e empregados a este respeito.

Mas na prática, o que isto significa? A prevenção passa por uma série de normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que envolvem cuidados que se deve ter para um ambiente adequado às regras, que ofereça menos riscos a todos.

Evitar acidentes não é importante unicamente para o trabalhador, mas também é bom para a empresa. Ter um ambiente seguro e colaboradores satisfeitos impacta na credibilidade da empresa perante o mercado, por exemplo. Algumas ações podem ser postas em prática no dia a dia, da gestão ao quadro de colaboradores, para garantir o bem-estar e a integridade da equipe:

  1. Preze pela atenção no trabalho.
  2. Cuide de você e também do seu colega de trabalho. Exija o uso de EPIs. 
  3. Comunique incidentes e informe-se sobre como preveni-los.
  4. Procure trabalhar com produtos testados, com procedência qualificada e garantida.
  5. Mantenha o local de trabalho limpo, e as ferramentas e materiais em organizadores apropriados e bem sinalizados. Sujeira e objetos fora do lugar oferecem riscos desnecessários.
  6. Não seja imprudente: opere máquinas com responsabilidade, utilize ferramentas apenas para o que foram feitas e conforme suas instruções.
  7. Utilize apenas máquinas de trabalho que passaram por revisão e ferramentas em boas condições.

A caixa de ferramentas Tramontina ajuda a manter o local de trabalho organizado (Divulgação/Tramontina)

A Tramontina, fabricante das linhas Tramontina PRO (voltada a segmentos de indústrias, mecânicas, reparadoras automotivas, agrícola, offshore, elétrico e aeronáutico) e Tramontina MASTER (voltada a ferramentas de uso profissional  para pedreiros, eletricistas, marceneiros, encanadores, serralheiros e carpinteiros) se preocupa com as boas práticas que ajudam a tornar o local de trabalho melhor. No site da marca você encontra informações completas sobre o uso seguro de ferramentas: https://global.tramontina.com/pro/seguranca .

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *