Do funk à bossa nova, Clarin Cia de Dança promove espetáculos e oficina para todos os gostos e idades

Na temporada de abril, a Clarin Cia de Dança apresenta diferentes espetáculos com trilha sonora ao vivo, embalados ou pelo funk, pela bossa nova ou por clássicos da MPB das décadas de 70 e 80, e promove ainda uma aula aberta de passinho para que o público vivencie a experiência de um baile carioca.

Clarin Cia de Dança apresenta três espetáculos do seu repertório e promove aula aberta de Passinho

Em abril, a Clarin Cia de Dança (@clarinciadedanca) circula por diversos espaços de São Paulo apresentando três espetáculos de repertório, inspirados, cada um, em uma vertente da música popular brasileira. Com trilha sonora executada ao vivo, as montagens exaltam o funk, a bossa nova e os clássicos da MPB das décadas de 70 e 80.

No dia 20 de abril (sábado), às 15h, com entrada gratuita, o grupo apresenta o espetáculo “Fênix” no Sesc Itaquera, na Zona Leste, que embalado pelo funk, retrata a alegria como um combustível de esperança dentro das periferias. O espetáculo busca quebrar o paradigma de que histórias periféricas estão sempre atreladas à tristeza, à morte ou à tragédia.

A montagem, que foi vencedora do Prêmio APCA 2023 como Melhor Trilha Sonora, é uma grande celebração da cultura periférica brasileira, reunindo no palco treze bailarinos do Rio de Janeiro e São Paulo.

A trilha sonora é executada ao vivo pela Banda Clarin, com a direção de Alisson Amador e Lucas Brogiolo, acompanhada pelo Dj Seduty, abordando a construção do funk e a evolução dos BMP, além de passear pela ancestralidade dos tambores, trazendo novas roupagens para funks conhecidos do público.

Ainda no dia 20 de abril (sábado), às 19h, com entrada gratuita, o grupo convida o público para um grande “Baile Carioca” no Sesc Vila Mariana, que fica na Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP. Acompanhados pelo DJ Seduty, os bailarinos dançam junto aos participantes, ensinando passos básicos e os principais movimentos do funk e de danças urbanas, promovendo a experiência de um baile carioca.

Já no domingo, dia 21 de abril, às 15h, com entrada gratuita, o grupo apresenta Le Bizu, no Centro Cultural Olido, no Centro de São Paulo. Feito em homenagem aos avós do diretor, o maranhense Kelson Barros, o espetáculo é pensado para encantar o público de todas as idades ao som de músicas de baile das décadas de 70 e 80. Com trilha ao vivo, são reproduzidos sucessos de Alcione, Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Tim Maia, Peninha, Jane & Herondy entre outros. Uma reverência às memórias que marcaram a boate Le Bizu, que foi criada em 1974 e fez história em Poção de Pedras, interior do Maranhão

No fim de semana seguinte, é a vez de “CEBOLA – cascas de um todo, espetáculo com trilha sonora ao vivo,  que será apresentado com entrada gratuita no sábado (27), às 15h, na Casa de Cultura Municipal de Guaianases, na Zona Leste, e no domingo (28), às 17h, na Casa de Cultura Santo Amaro, na Zona Sul. Unindo dança, música e poesia, a montagem faz uso da metáfora das camadas de uma cebola para refletir sobre os tipos de relacionamento e a dualidade do sentimento amor, que hora machuca, hora se eterniza. Retratando o amor entre os sexos, mas também o amor da amizade e da família, o espetáculo faz uso das letras das músicas brasileiras e suas melodias para compor sua dramaturgia, com coreografias fortes e revigorantes, dialogando com todos os tipos de público. 

A Clarin Cia. de Dança, criada e dirigida por Kelson Barros, nasce da junção de artistas de origens e experiências diferenciadas como a capoeira, o breaking, ballet, passinho, funk e danças brasileiras. Todas elas aglutinadas ao redor da ideia da experimentação em dança e na cultura popular. Tendo a cultura popular brasileira como uma grande fonte de pesquisa estética e temática para suas criações, a companhia busca trazer questões relevantes à contemporaneidade embasadas na essência do popular, acreditando que a arte de um povo pode ser um instrumento para sua própria transformação social.

Além de transitar por palcos emblemáticos da dança, a companhia recebeu indicações, críticas e importantes prêmios, como o Prêmio APCA de Melhor trilha sonora (2023) com o espetáculo “Fênix”, de Melhor espetáculo de dança (2021) com o espetáculo “OU 9 OU 80”, e com o espetáculo “DA COR DE COBRE” foi indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023 e Melhor Figurino APCA 2022.

Serviço: Temporada de abril da Clarin Cia de Dança
Aula aberta “Baile Carioca” – Teaser: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=fDIzW07D3zU

Sinopse: Nesta aula aberta, os bailarinos da Clarin Cia de Dança promovem a experiência de um baile carioca para o público. Acompanhados pelo DJ Seduty, eles dançam junto aos participantes e ensinam os passos básicos e os principais movimentos do funk e de danças urbanas. Duração: 60 minutos – Grátis – Classificação etária: livre

Quando: 20 de abril de 2024 – Horários: sábados às 19h – Onde: Sesc Vila Mariana – Endereço: R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04012-000

Espetáculo “Fênix” – Teaser : https://www.youtube.com/watch?v=c18PyED5Uuo

Sinopse: Fênix nasce com os sonhos, ressurgindo da tristeza, da morte. Animado, esperançoso e crítico, o espetáculo reflete sobre o que seria a alegria e esperança dentro das periferias, inspirando a materialização dos anseios de tantas pessoas periféricas, as transformando em reis e rainhas. Uma obra que atua com o inesperado de signos periféricos, em uma ligação de tempo. Um olhar que vai do passado ao presente, e que vive em constante mudança. Duração: 60 minutos – Grátis – Classificação etária: 12 anos.
Quando: 20 de abril de 2024 (sábado) – Horário: 15h – Onde: Sesc Itaquera – Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – Zona Leste de São Paulo – SP.

Espetáculo “Le Bizu” – Teaser : https://www.youtube.com/watch?v=f3uaaG9c_Bg

Sinopse: Com trilha sonora ao vivo, o espetáculo reproduz sucessos de Alcione, Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Tim Maia, Peninha, Jane & Herondy, entre outros. Através das letras e com charmosos momentos e coreografias cheias de paixão, são narradas as histórias que marcaram momentos da boate Le Bizu, primeira boate da família Prudêncio, em 1974, em Poção de Pedras, interior do Maranhão. Uma homenagem aos avós do diretor, Kelson Barros, que buscou realizar um trabalho para ser assistido em família. Uma obra para dançar o romantismo das músicas de baile das décadas de 1970 e 1980, repleto de clássicos da MPB. Duração: 60 minutos – Grátis – Classificação: Livre – 

Quando: 21 de abril de 2024 (domingo) – Horário: 15h – Onde: Centro Cultural Olido – Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo – SP

Espetáculo “CEBOLA – cascas de um todo” – Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=xMiwfSDfg_g

Sinopse: Uma reflexão sobre os relacionamentos e as várias camadas do amor. A dualidade deste sentimento que hora machuca, hora se eterniza. Com trilha sonora inspirada na bossa nova, CEBOLA transita por um caminho que busca no íntimo de cada pessoa, lembranças de relacionamentos. Uma troca de olhar, a entrega de uma rosa e um bailado preciso e expressivo ao redor de um banco de praça, onde é possível observar as pessoas passarem e lembrar de momentos de tranquilidade com a pessoa amada. Duração: 50 minutos. Grátis – Classificação: Livre.

Quando: 27 de abril de 2024 (sábado) – Horário: 15h – Onde: Casa de Cultura Municipal de Guaianases – Endereço: R. Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Zona Leste de São Paulo – SP

Quando: 28 de abril de 2024 (domingo) – Horário: 17h – Onde: Casa de Cultura Santo Amaro / Manoel Cardoso de Mendonça – Endereço: Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro, São Paulo – SP

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *