Emprego na construção desacelera no interior de SP em maio
Seis das 11 regiões analisadas pelo SindusCon-SP e FGV/Ibre registraram saldo negativo
Regional Campinas acumula crescimento de 2,7% no ano
A construção civil apresentou desaceleração na geração de empregos formais nas regionais do SindusCon-SP em maio. Levantamento da entidade em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) mostra que seis das 11 regionais analisadas encerraram o mês com saldo negativo de vagas, diferença entre admissões e desligamentos. Apesar do recuo em maio, todas acumulam crescimento do emprego em 2026, com um estoque de mais de 841 mil trabalhadores com carteira assinada no estado de São Paulo.
Regional Campinas – Entre os saldos negativos, a Regional Campinas do SindusCon-SP apresentou o maior recuo, com fechamento de 1.352 postos de trabalho em maio. Foram 4.217 admissões e 5.569 demissões. Esses números referem-se aos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ainda assim, a Regional Campinas mantém um dos maiores estoques de trabalhadores da construção no Estado, com 101,7 mil vínculos formais e acumula crescimento de 2,7% no ano.
Além de Campinas, outras cinco regionais fecharam maio com saldo negativo de empregos, embora todas mantenham variação positiva no acumulado de 2026.
Na capital paulista, o mercado de trabalho da construção manteve estabilidade, com saldo positivo de 119 empregos em maio e estoque de 374 mil trabalhadores formais. Do total, 160,8 mil atuam em serviços especializados da construção, 119 mil em edificações e 94,3 mil em obras de infraestrutura. No acumulado de 2026, o emprego no setor registra alta de 4,8%.
O levantamento foi realizado por meio da ferramenta online do SindusCon-SP, que acompanha mensalmente o desempenho do emprego formal na construção em todas as regionais da entidade. Os dados são apurados pelo FGV/Ibre, com base nas informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. A plataforma considera série histórica iniciada em 2021 e permite acompanhar o saldo de vagas, o estoque de trabalhadores e as variações do emprego no mês, no ano e nos últimos 12 meses.
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega aproximadamente 300 construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no estado de São Paulo. Com sede na capital paulista, possui nove diretorias regionais: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos, Sorocaba e uma delegacia em Mogi das Cruzes. A construção civil representa 3,6% do PIB do Brasil (IBGE/CBIC), e a construção paulista constitui 27,6% da construção brasileira (IBGE).
Roncon & Graça Comunicações
Jornalistas: Edécio Roncon / Vera Graça