Escola Municipal de Morungaba participa de campanha de conscientização sobre rede elétrica
Alunos da Escola E.M.E.F Maria Aparecida Teixeira Massarente aprendem, de forma lúdica, a brincarem com pipas de forma segura e longe da fiação
Orientar as crianças sobre o risco de soltar pipa em áreas próximas às redes de energia e o perigo de um choque elétrico, foram o foco principal da ação realizada pela CPFL Paulista, nesta quarta-feira (13), com alunos da Escola E.M.E.F Maria Aparecida Teixeira Massarente, em Morungaba.
A iniciativa é parte do Guardião da Vida, programa permanente da distribuidora que busca conscientizar a população para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre as ações realizadas pela CPFL estão visitas a escolas para falar diretamente sobre o assunto com as crianças e adolescentes.
No encontro que aconteceu em Morungaba, cerca de 100 alunos, entre 9 e 10 anos, conheceram de forma lúdica e educativa, os riscos que rondam a brincadeira a fim de evitá-los.
“O nosso objetivo é levar conhecimento e importantes dicas de segurança com a rede elétrica para a criançada. De uma forma divertida, nos aproximamos do universo deles e garantimos que as mensagens de alerta sobre os perigos envolvendo a brincadeira sejam transmitidas”, afirma Gerivaldo Nunes, consultor de relacionamento da CPFL Paulista.
As crianças tiveram acesso ainda a vídeos orientativos e a maquete de uma casa energizada, na qual equipes da CPFL Paulista deram dicas de segurança e ensinaram a economizar energia. Os alunos também conheceram de perto alguns exemplares de EPIs (equipamentos de proteção individual) utilizados pelos profissionais da companhia. Como brinde, foram distribuídos giz de cera e desenhos para colorir aos participantes para que possam compartilhar com amigos e familiares o que aprenderam durante o evento.
O foco principal da ação foi alertar as crianças sobre os riscos de soltar pipas próximo às redes elétricas (Divulgação/CPFL)
Dicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:
- Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
- Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
- Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos;
- Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
- Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
- Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;
Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.
O que fazer em uma ocorrência?
- Em caso de falta de energia ou acidente com uma pipa envolvendo a rede elétrica, entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista: www.cpfl.com.br, app CPFL Energia, WhatsApp: (19) 99908-8888 ou pelo 0800-010 10 10.
- Os canais também podem ser utilizados pelos clientes da CPFL Paulista para reportar ocorrências e acidentes na rede elétrica ocorridos com terceiros. Além disso, em caso de vítima, devem ser acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico.
- É importante que a pessoa permaneça o mais distante possível do fio partido para evitar acidentes graves e fatais.
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.
É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,5 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.