Especialista em segurança cibernética do NDSU avalia possível proibição de Tik Tok

O governo dos Estados Unidos está tentando proibir o aplicativo de mídia social “TikTok”, de propriedade de uma empresa chinesa que foi baixada mais de 2 bilhões de vezes em todo o mundo.

O secretário de Estado Mike Pompeo anunciou que o governo está tentando proibir vários aplicativos de mídia social chineses, incluindo o TikTok. Quando perguntado se as pessoas deveriam fazer o download, Pompeo disse “Somente se você quiser suas informações privadas nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

O TikTok é de propriedade da ByteDance, uma empresa de tecnologia com sede em Pequim, China. Ele não estava disponível para smartphones nos EUA até 2018, quando o aplicativo americano musical.ly se fundiu com o TikTok em um acordo comercial de um bilhão de dólares. Os críticos estão preocupados com o fato de o TikTok estar compartilhando informações confidenciais e confidenciais com o Partido Comunista Chinês. Um porta-voz do TikTok negou isso em um comunicado, dizendo em parte: “O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e líderes em segurança, proteção, produto e políticas públicas aqui nos EUA”.

O aplicativo está chamando a atenção de analistas de dados. Pesquisadores da Penetrum descobrem que o código do aplicativo pode permitir que o TikTok carregue malware em qualquer dispositivo em que esteja instalado. Suas descobertas citam vários outros riscos potenciais à segurança.

Jeremy Straub, diretor associado do Instituto de Educação e Pesquisa em Segurança Cibernética do NDSU, disse que em uma possível proibição, o governo dos Estados Unidos está pesando o equilíbrio de proteger o público, mantendo a fala livre e aberta.

Com aplicativos de mídia social como o TikTok, Straub explicou os dois principais tipos de informações que poderiam ser usadas pelo aplicativo: os usuários de conteúdo dão permissão para coletar e os usuários de conteúdo postam ou geram.

“O fato de as pessoas compartilharem intencionalmente esse usuário capturou o conteúdo de si mesmo e outras pessoas realmente chegam aonde o céu é o limite para quais tipos de informações podem estar lá na superfície”, acrescentou Straub.

Os contratos de termos de serviço da TikTok são amplos, de acordo com Straub. Portanto, o usuário concede à empresa permissão para fazer praticamente qualquer coisa com o conteúdo postado lá. Ele disse que vale a pena notar que os acordos são muito semelhantes aos do Facebook e Twitter – juntamente com outros aplicativos de mídia social usados ​​por empresas americanas.

Straub não acredita que os usuários ou pais do TikTok entrem em pânico, pois até o momento não há ameaça específica associada ao aplicativo. Ele disse que, por enquanto, há apenas preocupação com o que o governo chinês poderia fazer com as informações que reúne.

Uma das melhores coisas que o público pode fazer é simplesmente assistir ao que publicamos e conversar com as crianças sobre como proteger suas informações.

“Começando no jardim de infância e até na pré-escola, fazendo com que as crianças pensem no que estão divulgando”, disse Straub.

O governo da Índia proibiu o TikTok, juntamente com dezenas de outros aplicativos de mídia social chineses em 29 de junho. Eles citaram preocupações semelhantes à segurança nacional. Aconteceu logo após violentos confrontos entre tropas indianas e chinesas na fronteira com o Himalaia.

Fonte: https://www.inforum.com/news/6565170-NDSU-cybersecurity-expert-weighs-in-on-possible-Tik-Tok-ban

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *