Filhote de cachorro-do-mato passa por cirurgia para colocar pino no fêmur

O procedimento ocorreu no Cras da Mata Ciliar de Araçatuba

Nesta segunda-feira (25), um filhote de cachorro-do-mato passou por um procedimento cirúrgico no Cras da Mata Ciliar de Araçatuba, para a colocação de pinos em uma fratura do fêmur esquerdo. O animal chegou na quinta-feira (21), trazido pela Polícia Militar Ambiental, após ter sido encontrado dentro de um barracão de uma empresa, seriamente ferido no rosto, no rabo e no membro traseiro. Agora, ele segue em recuperação e sob os devidos cuidados de nossa equipe, em que já está apresentando uma melhora.

“O rabo e o focinho estavam com avulsão, ou seja, com uma parte arrancada, também estava com dificuldade respiratória e apático. Suspeita de predação, talvez até por cachorro doméstico. Após avaliação clínica e primeiros tratamentos com protocolo de limpeza, medicação, curativo para cicatrização e alimentação na seringa, notamos que ele estava com dificuldade de andar e, então, realizamos uma radiografia, onde foi constatado uma fratura no fêmur esquerdo”, explica Ágatha Mebs Silva, médica veterinária responsável pelo CRAS da Mata Ciliar em Araçatuba.

Assim, na segunda (25), com o animal estabilizado e se alimentando sozinho, o cirurgião Claudimir Couto e a anestesista Alessandra Muniz foram até o Cras para realizar o procedimento cirúrgico de colocação de pinos na fratura.

“Atualmente, o animal está com a pata esquerda imobilizada, o focinho e o rabo estão em processo cicatricial, evoluindo muito bem e já estamos fazendo a passagem da alimentação pastosa para a sólida. Nos próximos dias, iniciaremos um tratamento com laser no focinho e no rabo para ajuda a diminuir o processo inflamatório e acelerar a cicatrização e, posteriormente, vamos retirar os pinos. É importante ressaltar que, como a lesão do focinho pode gerar infecções, tentamos minimizar o dano com a limpeza do local toda vez após a alimentação, além da medicação sistêmica”, completa Ágatha.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *