Homenagem marca inauguração do Novo Paço Municipal de Hortolândia

Prédio leva o nome do prefeito Angelo Augusto Perugini; Atendimento presencial ao público na nova sede será iniciado no dia 10 de junho

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta quarta-feira (29/05), o Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”. A solenidade de descerramento da placa de inauguração reuniu cerca de 1.000 pessoas na nova Sede do Poder Executivo Municipal, localizada na região do Jd. Novo Ângulo. O evento encerrou as comemorações pelo aniversário de 33 anos da emancipação política de Hortolândia.

Em uma estrutura especialmente montada na parte externa, próxima ao estacionamento que abriga uma das usinas fotovoltaicas, integrantes do Programa de Eficiência Energética municipal, o público pôde prestigiar a cerimônia de inauguração do Novo Paço Municipal. 

A solenidade contou com a presença de munícipes e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre os quais o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, o deputado federal, Carlos Zarattini, a Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Hortolândia, Drª Juliana Ibrahim Guirao Kapor, o presidente da Câmara Municipal, Edivaldo Araújo, vereadores, secretários municipais, líderes eclesiásticos e de diferentes denominações religiosas e o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes.

Para o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, a inauguração da nova sede do Executivo Municipal trará benefícios aos munícipes, ao centralizar a oferta dos serviços públicos. “Este Paço Municipal, o Palácio dos Migrantes, é um símbolo de cidadania, dignidade e responsabilidade. Hortolândia, que completou 33 anos neste mês, não poderia continuar pagando aluguel. Antes de construir este Paço, nós tivemos que resolver muitas outras obras, que foram prioridade. Hoje, anunciamos que temos uma casa própria e os munícipes podem, finalmente, falar que Hortolândia tem um Paço Municipal, que, sem dúvidas, vai melhorar o atendimento à população”, declarou Zezé Gomes, ao relembrar que o empreendimento resultará em uma economia de R$ 12 milhões ao ano ao erário municipal, já que a Prefeitura deixará de pagar aluguel e não terá gastos com a geração de energia elétrica.

Projetado arquitetonicamente sob as formas da letra “H’, em alusão a inicial de “Hortolândia”, o Novo Paço Municipal contará com espaços internos mais amplos e modernos que reunirão todas as secretarias e departamentos do funcionalismo público municipal. O prédio contará com aparatos de segurança inteligentes com a instalação de câmeras de segurança nas áreas internas e externas do Paço, além de sistema de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos.

“De forma muito simbólica, poucas vezes tive a oportunidade de presenciar uma plateia tão afinada e conhecedora do hino municipal. Eu fiquei impressionado com o amor e carinho da população com a cidade. Fica o reconhecimento a esta obra, que traz o conceito da sustentabilidade. Quando soubemos da economia que este Paço vai gerar na questão energética, ficamos muito impressionados. Seria muito interessante que o Brasil olhasse para Hortolândia como um exemplo a ser seguido”, afirmou o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Envolvido diretamente no projeto inicial do empreendimento, o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, salientou a importância do Paço para Hortolândia. “Este Paço Municipal não é apenas concreto, ferro e aço. É um prédio construído com muito carinho, amor e dedicação para melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários públicos e, consequentemente, o atendimento aos munícipes”, enfatizou Prataviera Júnior, ao apontar que o processo de mudança para o Novo Paço começou há dois anos, com a implantação da política de “Papel Zero”. Além de desburocratizar os serviços públicos, a ação sustentável é responsável por uma economia de 90% com a redução do uso de folhas de papel.

Em um dos momentos mais emocionantes da solenidade, os familiares do prefeito Angelo Perugini foram homenageados no palco por meio da presença de duas das três filhas, Mariana e Angela. A filha mais velha do prefeito Angelo Perugini, Mariana Perugini, revelou características da personalidade do pai. “Meu pai era uma pessoa muito divertida, engraçada e cheia de manias. Ele sempre falava que Hortolândia precisava de pontes, porque as pontes aproximam as pessoas e trazem união. Ter o Paço, neste local, surgiu da ideia de aproximar a cidade e estimular o desenvolvimento em cada canto. Sonhador, meu pai sempre buscava ver o melhor em cada pessoa e sempre enxergava o melhor da vida. Esta homenagem mostra que ele foi o melhor que poderia ter sido e que ficará eternizado na história de Hortolândia”, comentou Mariana.

Acompanhadas das filhas, a deputada estadual, Ana Perugini, agradeceu o empenho da atual gestão para a execução do Paço Municipal. “Hoje não é apenas a deputada que está aqui, mas também a mãe que acompanhou muitas lutas. De uma maneira muito especial, gostaríamos de agradecer o prefeito Zezé Gomes por ter dado continuidade a este sonho do Angelo”, referiu Ana Perugini.

O secretário de Governo, Cafu César, traçou uma metáfora para justificar que a inauguração do Novo Paço condiz com o desenvolvimento recente da cidade. “Hortolândia passou por três passos. O primeiro foi a emancipação, assim como uma criança que nasce e precisa de cuidados. O segundo momento foi quando Hortolândia começou a caminhar por conta própria, com os investimentos em infraestrutura, como água, esgoto, iluminação e asfalto. Agora, já desenvolvida, Hortolândia olha para o futuro. A inauguração do Paço Municipal acontece em um momento especial da cidade, diante do aniversário dos 33 anos. Esta é mais uma obra que planeja e pensa a cidade para os próximos anos”, comparou Cafu César, ao destacar a importância da boa articulação com Governo Federal para viabilizar o empreendimento.

Em um discurso emocionado, Cafu César comoveu o público ao relembrar a trajetória do prefeito Angelo Augusto Perugini. “O que nós estamos fazendo aqui, hoje, é uma homenagem para o homem que olhou, planejou e sonhou com uma Hortolândia diferente. O Angelo Perugini era um homem de muita fé, então tenho certeza que ele está muito feliz com a realização deste sonho”, encerrou Cafu César.

A cerimônia de inauguração do Novo Paço Municipal foi encerrada com a apresentação da obra em homenagem ao prefeito Angelo Perugini. O monumento foi construído em bronze pelo escultor português, Santos Lopes, que vive em Valinhos e também assina esculturas da Praça “A Poderosa”, no Jd. Rosolém.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *