Hortolândia se destaca como cidade sustentável em evento nacional

Projeto de eficiência energética e instalação de usinas solares colocam Hortolândia entre os melhores municípios do país na categoria Cidade Sustentável

Hortolândia recebeu, na noite de quinta-feira (21/03), reconhecimento nacional ao ser selecionada, entre mais de 300 projetos, como uma das três melhores cidades do país na categoria Cidade Sustentável, durante o Smart City Expo Curitiba, realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, capital do Paraná. O evento, que destacou projetos inovadores e sustentáveis em todo o Brasil, reconheceu o trabalho exemplar da cidade em termos de eficientização energética por meio da produção de energia elétrica renovável.

Sob a liderança do prefeito Zezé Gomes, Hortolândia tem se destacado como uma das cidades mais inteligentes e sustentáveis do Brasil. O projeto apresentado pelo prefeito focou na eficientização energética, com a instalação de 21 usinas solares em pontos estratégicos da cidade. Essa iniciativa não apenas reduzirá significativamente a emissão de carbono na atmosfera, mas também resultará em uma economia estimada de mais de 4 milhões de reais por ano na conta de energia de 200 prédios públicos municipais. Durante o evento, o prefeito hortolandense estava acompanhado do secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Junior Prataviera e da diretora do Departamento de Iluminação Pública, Fernanda Cândido de Oliveira.

“A conquista de Hortolândia no Smart City Expo Curitiba é um reflexo do compromisso de nossa comunidade com práticas sustentáveis e inovadoras. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos como uma cidade que está na vanguarda da sustentabilidade”, afirmou o prefeito Zezé Gomes durante o evento.

O sucesso de Hortolândia, obtido nacionalmente e internacionalmente, ressalta a importância de investimentos em projetos sustentáveis e a capacidade de liderança visionária para impulsionar o desenvolvimento de uma cidade inteligente e ambientalmente responsável. A instalação das usinas solares não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para a economia local, gerando empregos e promovendo um modelo de desenvolvimento mais equitativo e consciente.

O reconhecimento nacional de Hortolândia como uma cidade sustentável é motivo de celebração e inspiração para outras comunidades e municípios que buscam transformações positivas em suas práticas urbanas. Recentemente, representantes do município de Franca estiveram visitando o município para conhecer de perto a iniciativa hortolandense. O programa de eficientização energética prevê a adoção de ônibus coletivo municipal elétrico, substituição gradativa da frota municipal por carros elétricos e fornecimento gratuito de energia, por um ano, para moradores de Hortolândia que adquirirem veículo elétrico e dois anos para proprietários de táxis, veículos de transporte por aplicativos, vans e escolares.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *