‘Janeiro Branco em Ação’ agita o Santa Rita, em Nova Odessa; sábado é na Praça Central

Evento da Secretaria de Saúde e voluntários proporcionou diversas atividades e atendimentos gratuitas

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Uma manhã de sábado muito animada, com diversos serviços e atividades à população de Nova Odessa. Esse foi o “Janeiro Branco em Ação” realizado pela Secretaria de Saúde e profissionais voluntários no dia 22/01, na Praça Dr Cezar Ladeia, no Jardim Santa Rita, com o apoio do CMEC (Conselho de Mulheres Empreendedoras e de Cultura) da Acino.

Os moradores contaram com sessões de Reiki (terapia integrativa que ajuda no emocional) e Barras de Access Consciouness, atendimentos psicológicos, palestras rápidas, glicemia e aferição de pressão, musicalidade, poesia e terapia, além de distribuição de material de conscientização sobre a importância da data e dos cuidados com a Saúde Mental.

A programação contou com a participação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, do secretário de Saúde, Silvio Corsini, e do vereador Levi Tosta, autor da lei que institui o “Janeiro Branco” no calendário do município, além das organizadoras, a psicóloga Marlei Cunha e a coordenadora da Saúde Mental, Maria José da Cruz (a Marzé), profissionais da Saúde e voluntários.

“Para mim, é uma satisfação muito grande estar aqui nesse evento especial, e agradeço a cada um de vocês por terem disponibilizado tempo e contribuído com seu conhecimento para quem mais necessita. O Janeiro Branco simboliza a saúde mental, e quero parabenizar aos profissionais da Saúde e da Educação, que vêm fazendo um belíssimo trabalho, e também ao vereador Levi, pelo projeto que colocou o Janeiro Branco no calendário oficial. Cuidar da saúde mental é muito importante”, disse Leitinho.

“Precisamos despertar nas pessoas o interesse de entender o problema da saúde mental, porque a maioria nega ou não procura ajuda. Esse tipo de problema começa com uma simples depressão e, infelizmente, em muitos casos acaba levando ao suicídio. Há necessidade de um despertamento da sociedade para o assunto, que é uma doença silenciosa”, comentou o vereador Levi Tosta.

MUITAS ATIVIDADES

O sábado foi dia de espairecer, se cuidar e se divertir com a ação, que disponibilizou uma gama de atividades gratuitas. Que o diga dona Silvia Mara, de 63 anos. “Amo Reiki, já tinha feito em São Paulo, quando morei lá. Também gosto muito de Access. Falei com a terapeuta Ana Paula que foi muito atenciosa e me auxiliou numa questão. A Prefeitura está de parabéns pela excelente iniciativa”, declarou a moradora.

Quem também aproveitou todos os serviços oferecidos gratuitamente foi Kevin Gabriel, de 22 anos. “Tive minha primeira experiência com Reiki e gostei muito. Estava conversando com o psicólogo e ele disse que ajuda aliviar a tensão. Valeu a pena, inclusive as Barras de Access. Até aferi a pressão e fiz o teste de glicemia”, explicou o rapaz.

PROGRAMAÇÃO

A campanha continua até o próximo sábado (29/01), com várias atividades. Nesta segunda-feira (24/01), por exemplo, foi realizado na UBS 7 o “Dia da Beleza” – Ação Voluntária, em parceria com o CMEC e profissionais liberais com cortes e penteados gratuitos, com Kelly, Emily Amaral e Suelen Proença, além de palestra com a doutora Iracema Leal Veloso Gomes sobre as mulheres vítimas de violência doméstica, entre outras ações.

Confira:

25/01: Atividade física ao público infantil – caminhada, alongamento e relaxamento – na pista de caminhada ao lado da UBS 7, com apoio da Secretaria de Esportes.

26/01: Atendimentos de Cone Hindu e palestra para explicar a técnica e os benefícios que esse procedimento oferece, com Dra Maria Finisguerra, além de atividade física com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

27/01: Atividades físicas (adulto) – caminhada, alongamento e relaxamento – na pista de caminhada ao lado da UBS 7.

29/01: Evento final na Praça Central José Gazzetta, com muitas novidades.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *