Janeiro no MAM: programação do MAM Educativo oferece atrações para as férias escolares

Crianças e adultos são convidados para atividades preparadas para o primeiro mês do ano. Programação traz oficinas de dança e de artes visuais, teatro e atividades em sinergia com as exposições do museu

Dança, teatro, oficinas de artes plásticas e visitação às exposições do MAM são algumas das opções que a programação de janeiro do MAM Educativo oferece gratuitamente para públicos de todas as idades. Com atividades pensadas especialmente para o mês das férias escolares, o público pode participar de oficinas que dialogam com as obras da exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira. A programação traz ainda experiências poéticas, atividades de ateliê e brincadeiras que celebram as culturas da infância. 

As atrações começam em 13 de janeiro, quando o MAM Educativo convida os pais e crianças para uma oficina de experimentação com tintas naturais para bebês. No dia seguinte, no Domingo MAM, a dançarina Pâmela Amy convoca o público para uma oficina de Gumboot Dance, uma dança sul-africana que é realizada por dançarinos usando botas wellington.

A programação que convida a família segue na semana seguinte, no dia 16, com uma oficina de autorretrato com elementos da natureza. Dois dias depois, a cantora e produtora cultural Tâmara David propõe uma relação entre as artes visuais vistas na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira com a música brasileira.

No dia 21, no Domingo MAM, o artista visual Betto Souza convida o público para desenvolverem produções gráficas no formato de zines, no ZINETERIA – Ateliê aberto de experimentação em fanzines. No dia 23, a educadora e designer Amanda Paralela mostra como desenhar com a tesoura, em uma oficina de colagem e criação de instalação no ateliê do MAM.

A programação segue no dia seguinte com a atividade Brinquedo para vestir e encantar: criação de indumentária. Apresentado pela educadora Caroline Machado, essa oficina convida o público a experimentar a partir de diversos materiais juntamente com elementos da natureza, estabelecendo uma relação com o parque, a criar uma espécie de roupa-brinquedo.

No aniversário da cidade de São Paulo, o educador Daniel Cruz realiza a oficina Genealogias do futuro, para refletir quem somos para quem poderemos ser pela construção de máscaras identitárias, utilizando como inspiração as obras da exposição Mãos: 35 anos da mão afro-brasileira.

No último domingo do mês, o Breaking Ibira reúne b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em sequência de passos de breaking.

Para fechar o mês, o MAM recebe uma performance de teatro de marionetes de fio com o espetáculo Grande Circo Grandevo. A peça do grupo O Pequeno Teatro do Mundo mostra com muita poesia o desafio de uma trupe de artistas circenses idosos que precisam se reinventar.

Confira a programação completa:

13/01 (sáb) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM + Arte e Ecologia
Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM Educativo

A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.

Atividade presencial e gratuita, para bebês de 0 meses a 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.  A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.
Link: https://mam.org.br/evento/experimentacao-com-tintas-naturais-para-bebes-com-mam-educativo-4

14/01 (dom) às 15h
Domingo MAM + Férias no MAM
Oficina de Gumboot Dance com Pâmela Amy

O Gumboot Dance nasceu no final do século 18 para o século 19 nas minas de ouro e diamante da África do Sul. A princípio, era utilizado como forma de se comunicar, pois nesses lugares haviam pessoas de várias partes do continente africano. Este código era utilizado contra os perigos iminentes, além de um método de organização entre os trabalhadores. Desta língua nasceu uma dança percussiva que traz em suas palavras um manifesto.

Pâmela Amy, 29 anos, Coreógrafa, Bailarina, Performer, Produtora Cultural e Fotógrafa. Iniciou sua trajetória artística no Núcleo de Dança Pélagos, no qual participou dos espetáculos Volúpia, Garimpo e Y Khissa. Após isso, em 2013 entrou na companhia de dança africana Gumboot Dance Brasil, na qual está há 10 anos. Na companhia Gumboot Dance Brasil, pesquisa danças da África do Sul como Zulu, Botsuwana e o Gumboot. A partir dessa pesquisa, foi intérprete criadora dos espetáculos Yebo e o Subterrâneo, além dos musicais Beat 16, Gumboot Dance Brasil 10 anos e Yebo Remix.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

Link https://mam.org.br/evento/oficina-de-gumboot-dance-com-pamela-amy-2

16/01 (ter) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM + Arte e Ecologia
Oficina de autorretrato com elementos da natureza com MAM Educativo

Como nos vemos diante do universo que somos? Como nos identificamos enquanto parte da natureza? Nesta oficina propomos uma reflexão sobre como habitamos o espaço e como o espaço nos habita. Em uma brincadeira de olhar o mundo e se olhar, convidamos as crianças a buscarem elementos da natureza que estão presentes no parque do Ibirapuera para construírem o seu próprio retrato. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

link: https://mam.org.br/evento/oficina-de-autorretrato-com-elementos-da-natureza-mam-educativo

18/01 (qui) às 15h 
Família MAM +  Férias no MAM 
Percurso poético musical com Tâmara David e MAM Educativo

Atividade presencial, para crianças de todas as idades, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.

Inspirada na exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, o percurso poético musical com Tâmara Davi e MAM educativo propõem uma relação entre as artes visuais presentes na exposição e a música brasileira.

Tâmara David é Mineira de Belo Horizonte, atriz, cantora e produtora cultural, participou de diversos grupos como Teatro Negro e Atitude, Enxadário – Orquestra de Enxadas e Sambaê.Trabalhou como locutora na rádio Santê FM, produziu e apresentou o programa “Juventude Alternativa” semanalmente. Iniciou o estudo de voz e percussão através da pesquisa da música de domínio público, como o samba de roda do recôncavo baiano, afoxés, congadas, música popular e afro-brasileira. Em São Paulo, seus olhos e coração se voltaram cada vez mais para a música. Trabalha com diversas bandas e coletivos e se dedica ao repertório da música popular brasileira, música do mundo e ao estudo da voz e da consciência corporal.

Link: https://mam.org.br/evento/percurso-poetico-musical-com-tamara-david-e-mam-educativo-2

19/01 (sex) às 10h30
Família MAM +  Férias no MAM + Arte e Ecologia
Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM Educativo

A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.

Atividade presencial e gratuita, para bebês de 0 meses a 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.  A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

Link: https://mam.org.br/evento/experimentacao-com-tintas-naturais-para-bebes-com-mam-educativo-5

20/01 (sáb) 15h
Família MAM +  Férias no MAM
Qual o tamanho da sua palavra? com Naná dos Reis

Que tamanho suas palavras ganham depois que você as coloca no mundo? Elas saem voando por aí ou ficam imóveis no lugar que você as deixou? A partir da série “Como colocar ar nas palavras” da artista Rebecca Carapiá presente na exposição “Mãos: 35 anos da Mão Afro- Brasileira” convidamos vocês a entrar em contato com as obras da artista e, em seguida, iremos realizar uma prática que se relaciona com a obra da artista. 

Naná dos Reis é mineira e estudante de Letras na Universidade de São Paulo. Sua pesquisa evoca a memória coletiva através das possibilidades nos desdobramentos na mediação. Atualmente compõe a equipe de estágio no educativo do MAM São Paulo.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.

Link: https://mam.org.br/evento/qual-o-tamanho-da-sua-palavra-com-nana-dos-reis

21/01 (dom) às 15h
Domingo MAM + Férias no MAM 
ZINETERIA – Ateliê aberto de experimentação em fanzines com Betto Souza

A oficina visa oferecer aos participantes a oportunidade de elaborar suas produções gráficas no formato de zines, aproximando-os da história dos fanzines, explorando processos de impressões manuais, colagens e fotocópias, e apoiando-os em seu processo de criação, escolha de tema, formato e diagramação, tendo como referências o acervo da Zineteria. Nesse ateliê aberto a intenção é experimentar possibilidades,  trocar conhecimentos e iniciar ou expandir sua criação de publicações independentes e experimentais.

Betto Souza é artista visual, arte educador, poeta e pesquisador formado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Natural das quebradas de Francisco Morato – SP, reside em Ribeirão Preto interior de São Paulo desde 2015 onde desenvolve atividades para educativos de exposições de Arte, ministra oficinas e realiza produções culturais. Transita entre linguagens contemporâneas da arte e literatura, tendo como principal ferramenta o desenho e a palavra falada aliadas a experimentos gráficos e digitais. Fundador e gestor do coletivo artístico literário Encontrão Poético em francisco Morato – SP, e slammaster do Slam da cana em Ribeirão Preto – SP.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do mam.

Link: https://mam.org.br/evento/141186

23/01 (ter) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM 
Desenhando com a tesoura: oficina de colagem e criação de instalação no ateliê do MAM com Amanda Paralela

Há quem diga que recortar é como desenhar com a tesoura, pois o recorte no papel equivale aos riscos e contornos que fazemos num desenho. Partindo desta ideia, faremos desenhos/recortes e os instalaremos pelo espaço do ateliê, criando uma efêmera obra de arte coletiva.

Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada. Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.

Atividade presencial, para crianças de todas as idades, acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições. 

Link: https://mam.org.br/evento/desenhando-com-a-tesoura-oficina-de-colagem-e-criacao-de-instalacao-no-atelie-do-mam-com-amanda-paralela

24/01 (qua) às 15h
Família MAM + Férias no MAM
Brinquedo para vestir e encantar: criação de indumentárias com Caroline Machado.

Inspirado nas vestimentas das brincadeiras das manifestações populares, esta oficina convida o público a experimentar a partir de diversos materiais juntamente com elementos da natureza, estabelecendo uma relação com o parque, a criar uma espécie de roupa-brinquedo.

Caroline Machado, mulher, filha, neta e irmã. Formada em Artes Visuais e técnica em Dança. Trabalha como educadora e produtora cultural. Pesquisa corpo e memória no campo das artes visuais e da dança. Busca encontrar caminhos que encruzilhem a arte-educação onde a sabedoria dos nossos terreiros e quintais tragam novas possibilidades educativas.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

Link: https://mam.org.br/evento/brinquedo-para-vestir-e-encantar-criacao-de-indumentarias-com-caroline-machado

25/01 (qui) (feriado) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM 
Genealogias do futuro com Daniel Cruz

Nossos ancestrais sobreviveram epidemias, celebraram a vida e travaram inúmeras batalhas em segredo com o uso de máscaras. As vezes, para nós nos conectarmos a nós mesmos, precisamos ocultar a própria face e construir outros futuros. Nesta oficina, iremos refletir quem somos para quem poderemos ser pela construção de máscaras identitárias, utilizando como inspiração as obras da exposição Mãos: 35 anos da mão afro-brasileira.

Daniel Cruz é graduando em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, onde centraliza seus estudos no afrofuturismo, um movimento cultural que usa o conceito da tecnologia para projetar um futuro do ponto de vista da comunidade negra, e as diversas culturas de linguagem urbana. Além disso, também é arte educador no MAM São Paulo.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas (seus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

Link: https://mam.org.br/evento/genealogias-do-futuro-com-daniel-cruz

26/01 (sex) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM 
Gelos de pintar com Leonardo Sassaki 

O verão chegou e com ele muita brincadeira nas férias. Como se refrescar e se divertir ao mesmo tempo? Com os gelos de pintar o público será convidado a pintar com cubos de tintas naturais com essências alimentícias congeladas e experienciar uma composição lúdica e refrescante.

Leonardo Sassaki é educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, especialista em educação inclusiva e estuda audiodescrição investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência através da arte. Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas (seus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do mam.

Link: https://mam.org.br/evento/gelos-de-pintar-com-leonardo-sassaki

27/01(sáb) às 15h
Família MAM +  Férias no MAM 
Eu você e a lua, contação de história com Luna dy Córtes e Amanza

A partir da instalação “Eu, você e a Lua” do Artista Tunga presente na sala de vidro do Museu de Arte Moderna de São Paulo a contação de história “sonho: entre nós e a Lua” será apresentada no espaço da instalação.

Luna Aurora Souto Ferreira ou Luna Dy Córtes nasceu em São Paulo em 1999. É Byxa-Mulher-Travesty preta, criada na periferia de Taboão da Serra (SP), multiartista da palavra e beletrista pela Universidade de São Paulo. Publicou Mem(orais): poéticas de uma Byxa-travesty preta de cortes pela editora Urutau (2019) e atua como artista-educadora em museus. Busca transdisciplinarmente choques, cortes, curas e simbologias de suas próprias narrativas, combatendo a iminência de morte com movimento de vida.

Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é estudante de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formada em Técnico de Comunicação Visual. Realizou oficinas de desenho de observação no Safo Coletivo e foi organizadora do Slam Tiquatira em 2018. Em 2020 finalizou a Iniciação Científica sobre “Mapeamentos e reconhecimento dos coletivos culturais da COHAB II – Itaquera” pela Unifesp Zona Leste. Atualmente é artista-educadora em museus, pesquisadora e fotojornalista. Suas produções se relacionam com o tema do direito à cidade, ocupação do espaço urbano e coletivos culturais periféricos.

Atividade presencial, para crianças de todas as idades, acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

Link: https://mam.org.br/evento/eu-voce-e-a-lua-contacao-de-historia-com-luna-dy-cortes-e-amanza-2

28/01(dom) às 15h
Domingo MAM + Férias no MAM
Breaking Ibira

Breaking ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking).

Desde 2017, em parceria com o MAM São Paulo, tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.

Atividade presencial, gratuita e livre para todos os públicos. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

31/01 (qua) às 15h 
Família MAM +  Férias no MAM 
Grande Circo Grandevo com O Pequeno Teatro do Mundo

Feita em uma performance de teatro de marionetes de fio, a peça Grande Circo Grandevo  mostra com muita poesia o desafio de uma trupe de artistas circenses idosos que precisam se reinventar. Acostumados a se apresentarem entre trapézios, cordas bambas, equilibrismos, malabarismos e até no globo da morte, encontram o desafio de se reinventar na velhice e criar números com a realidade de seus corpos. O que era limite agora é inspiração e eles buscam, de forma divertida, novos modos de encantar o público e fazer ecoar o riso nas plateias.  

O Pequeno Teatro do Mundo foi fundado em 2015 por Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, ambos com mais de vinte anos de experiência profissional na área das artes cênicas, quando iniciaram a pesquisa em teatro de marionetes e construíram a carroça-teatro. A partir de então criaram quatro espetáculos que circulam por todo o país: “Grande Circo Grandevo”, “Rossini por um fio” e as óperas “O Menino e os Sortilégios” e “Onheama”. 

Atividade presencial, para crianças de todas as idades, acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.

Serviço
Programação Educativo MAM – Mês da Dezembro
De 13 a 31 de janeiro
Local:  Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida)
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *