Maior olimpíada digital de matemática do mundo está com inscrições abertas

Aberta e gratuita a alunos de escolas públicas e privadas, Olimpíada de Matemática Matific ocorre entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro e avalia o desempenho de jovens em matemática por meio de games

A Olimpíada de Matemática Matific acontece em mais de 20 países e inclui milhões de estudantes, sendo a maior competição online dessa ciência exata do mundo. No Brasil, as provas ocorrem desde 2015 e são gratuitas, abertas a alunos de Ensino Infantil e Fundamental de qualquer escola pública ou privada do território nacional. A edição deste ano será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro e as inscrições podem ser feitas até 22 de agosto, pelo site oficial.

Segundo, Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a Olimpíada de Matemática Matific é, provavelmente, a mais divertida do mundo. “Com uma experiência totalmente gamificada, interativa e engajadora, os mais de 2000 jogos disponíveis na plataforma pedagógica estão organizados na chamada Ilha de Aventura, de acordo com o ano escolar e as habilidades de cada participante, o que promove uma interação saudável com recursos dinâmicos e trabalha situações cotidianas e concretas, enriquecendo o processo de aprendizagem”.

Essa “maratona” da edtech terá duração de cinco dias, durante os quais os estudantes poderão jogar todos os mais de 2000 jogos disponíveis na plataforma. As crianças jogam de acordo com a organização de sua escola e a plataforma pode ser acessada em todos os dispositivos, por meio do site ou do aplicativo – disponível para iOS e Android. O objetivo é conquistar 350 estrelas, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas por jogo. Caso o aluno não alcance as cinco na primeira tentativa, ele pode tentar novamente e, assim, aprimorar o seu desempenho em determinado desafio. Dentre as habilidades trabalhadas na plataforma, junto à matemática, estão lógica, resolução de problemas e desafios próximos à realidade do estudante.

Finalistas

No dia 15 de setembro, os ganhadores serão anunciados e as três primeiras escolas do ranking nacional receberão prêmios em dinheiro, tablets e medalhas. Da quarta colocada à décima, haverá premiações no valor de 2 mil reais em dinheiro e troféus. Independentemente da colocação no ranking nacional, a Matific também estimula que cada instituição faça uma condecoração interna para todo participante. Para além disso, os estudantes melhor colocados receberão da plataforma certificados de acordo com seu desempenho.

“O maior objetivo da Matific Brasil com essa competição é promover um ensino personalizado que incentive a paixão pela matemática, reduza a defasagem escolar e melhore os resultados. A olimpíada vem para combater os grandes impactos causados pela pandemia na educação, buscando despertar o amor pelo aprendizado e construir hábitos duradouros”, enfatiza Szyller.

Para os professores, a plataforma possui recursos com diagnósticos, disponibilizando dados acionáveis com informações sobre lacunas de aprendizado e áreas de excelência. “Com esse levantamento, o professor conseguirá analisar suas respectivas turmas mais a fundo, podendo, a partir desses insumos, propor soluções eficazes”, conclui o CEO.

Matific – Olimpíadas Matific

Data: 29 de agosto a 2 de setembro.

Público: Estudantes de Ensino Infantil e Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o país

Local: Plataforma pedagógica Matific Brasil – site ou aplicativo oficial, disponível em todas as plataformas digitais
Inscrição: De 15 de julho a 22 de agosto, em https://matific.com/olimpiadas

Organização: Matific Brasil – www.matific.com

Sobre a Matific – A Matific é uma plataforma pedagógica israelense que aperfeiçoa o aprendizado de matemática e de ciências exatas amparada por recursos lúdicos de gamificação. Há oito anos no mercado nacional, o produto da empresa é encontrado em instituições de ensino de todo o país e em sete localidades públicas – o estado do Paraná como um todo e outros seis municípios –, comprometendo-se assim a enriquecer a educação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Para além dessa dedicação em auxiliar os alunos, a edtech desenvolve metodologias que apoiam o educador na construção de planos de ensino adequados aos respectivos contextos, como o oferecimento de uma Avaliação Diagnóstica.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *