Médico Ruy Meirelles lança livro com estudo genealógico “Meirelles Família”

A renda com a venda dos exemplares será destinada à APAE Valinhos

Inspirado em seu pai Olympio Meirelles dos Santos, um apaixonado pelo estudo da genealogia que em 1937 escreveu o primeiro livro, após 15 anos de pesquisas com objetivo de descobrir a origem de muitas famílias que compõem a árvore genealógica, o médico Dr. Ruy Meirelles acaba de lançar o livro: “Meirelles Família” um estudo genealógico, histórias e imagens.

Em 1992, juntamente com a prima Maria Zuleilla Meirelles, Dr Ruy já tinha dado sequência ao trabalho do pai, quando escreveu um livro da família, mas resolveu encarar o desafio de fazer uma nova edição.

“Reunir dados, fotos e histórias, foi um trabalho muito prazeroso e bastante facilitado pela tecnologia que me permitiu entrar em contato com os parentes, mesmo os mais distantes, para obter as informações que estão colocadas no livro, diferente do primeiro feito pelo meu pai. Para esta edição contei com o apoio das jornalistas Roseli Bernardo e Roberta de Andréa da AR2 Comunicação & Eventos, que tiveram paciência, talento e coragem para aceitar o desafio da elaboração deste livro.”, diz Dr. Ruy.

Nesta edição histórica, o médico fez um levantamento dos dados da família, sua origem, no Arquipélago dos Açores em Portugal, até se estabelecer na pequena cidade de Aiuruoca em Minas Gerais e pelas diversas cidades onde fixaram residência.

O relato começa com o avô paterno Capitão Francisco Joaquim Esaú dos Santos, casado com Maria Ubaldina Iluminata, que viveu em Santa Rita do Passa Quatro, pai de cinco filhos, entre eles Olympio Meirelles dos Santos, casado com Maria Ilydia Meirelles dos Santos, pais de Ruy Meirelles. O livro traz toda a linhagem da família.

Num capítulo especial, o Dr. Ruy lembra de seus pais, ele farmacêutico, vicentino e ela voluntária da Associação Pobres de Santo Antônio, que formaram uma família numerosa com 9 filhos.

Também a história do avô materno João de Souza Meirelles casado com Christália Ferreira também de Aiuruoca, pais de 14 filhos, está contada no livro.

O livro contempla muitas curiosidades sobre os Meirelles, vida profissional, encontros, férias e o legado que as duas famílias, paterna e materna deixaram para este médico, radicado em Valinhos, que já foi vice-prefeito, vereador, presidente da Câmara, Diretor na Santa Casa, Presidente da APAE e membro atuante da diretoria da entidade, vicentino, voluntário da Valinhos FM onde fala sobre saúde entre outras atividades e reconhecido pela Câmara Municipal como Cidadão Valinhense.

O livro está sendo oferecido aos familiares e o resultado financeiro proveniente da venda dos exemplares, será totalmente revertido à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valinhos.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *