Velocitta recebe a Fórmula Vee com caça a bicampeão: o francês Laurent Guerinaud é o nome a ser batido

A Fórmula Vee chega à segunda etapa do Campeonato Paulista neste fim de semana no Velocitta, em Mogi Guaçu. E já elegeu o adversário a ser batido neste início de temporada: Laurent Guerinaud, atual bicampeão da categoria.

O piloto Motul/Rokim dominou a primeira etapa, disputada em Interlagos, em fevereiro. Ele venceu as duas provas na abertura do campeonato e já abriu uma vantagem de oito pontos na classificação geral.

“Este é um começo atípico para mim. Nos dois títulos que conquistei, eu saí atrás e me recuperei no final para ser campeão. Agora, já começo a ser perseguido. Será realmente muito diferente dos últimos anos”, disse Guerinaud.

Além de aumentar a diferença para os seus adversários, ele encara mais um desafio: vencer pela primeira vez no Velocitta.

Em 2021, Guerinaud estava perto da vitória quando rodou na última curva antes da linha de chegada. “Na primeira prova, eu estava realmente muito bem, tentei ultrapassar o líder na última curva e acabei rodando. Depois disso, na segunda prova, tive que pensar no campeonato e não correr risco, assegurando o segundo lugar. Espero que agora a situação seja bem diferente”, disse o francês radicado no Brasil.

Entre os principais rivais do francês está Gérson Zarpelão Jr. O piloto de São Carlos venceu as duas provas disputadas no Velocitta em 2021, quando também conquistou o título da Copa ECPA, em Piracicaba. Ele já foi apontado como “Rei do Interior” da Fórmula Vee.

“Espero repetir os bons resultados do ano passado e principalmente superar os problemas mecânicos que tive em Interlagos, na última etapa. É uma boa oportunidade para virar o jogo e quem sabe assumir a liderança do campeonato”, disse Zarpelão.

Outros fortes concorrentes na luta pelas vitórias no Velocitta são Renan Casetta, vice-líder do Paulista, e o paraense Augusto Santin, atual bicampeão Máster da categoria.

Santin espera reviver a rivalidade com Guerinaud que marcou os dois últimos anos da Fórmula Vee. “Disputamos os títulos na classificação geral e na Máster até a última prova. Conhecemos bem sua capacidade, por isso, não podemos deixá-lo disparar na liderança. O campeonato está no começo, mas é importante permanecer no topo da tabela”, disse.

Após a primeira etapa, o atual bicampeão lidera com 40 pontos. Renan Casetta é o segundo, com 32. Três pilotos dividem a terceira posição, com 26 pontos: André Suenaga, Gérson Zarpelão Júnior e Augusto Santin.

Guerinaud também lidera o Campeonato Paulista na Máster, para pilotos acima de 40 anos. Ele está à frente com 40 pontos, seguido por Augusto Santin e André Suenaga, ambos com 34.

Os treinos livres no Velocitta começam na sexta-feira. No sábado, acontece a primeira prova, com largada às 12h20. A segunda corrida será no domingo, às 8h50, com transmissão em www.fvee.com.br, pelo canal oficial da Fórmula Vee Brasil no YouTube e pela TV aberta em Belém (PA), na TV ONE, canal 15.1.

Para seguir Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud

Programação da 2ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, no Velocitta:

Sexta-feira (4/3):
Treinos livres das 9h55 às 10h35 e das 13h55 às 14h35.
Sábado (5/3):
Treino classificatório das 8h30 às 8h45.

Primeira prova: largada às 12h20.
Domingo (6/3):
Segunda prova: largada às 8h50, com transmissão em www.fvee.com.br, pelo canal oficial da Fórmula Vee Brasil no YouTube e pela TV aberta em Belém, na TV ONE, canal 15.1.

Classificação do Campeonato Paulista de FVee após 1 de 8 etapas:
1)         Laurent Guerinaud – 40 pontos

2)         Renan Casetta – 32

3)         André Suenaga – 26

4)         Gérson Zarpelão Jr – 26

5)         Augusto Santin – 26

6)         Daniel Rienda – 19

7)         Lucas Veloso – 18

8)         Saulo Soares – 9

9)         Ara Mendonça  – 8

10)       Rodrigo Pereira – 6

Vem aí a FVee Open

Após a etapa no Velocitta, a Fórmula Vee dará início à FVee Open, a competição exclusiva para iniciantes e com condições ainda mais econômicas. A primeira etapa será dia 2 de abril, no ECPA, em Piracicaba. Cerca de 30 pilotos já estão inscritos e restam poucas vagas.

A FVee Open terá ao todo quatro etapas, com os pilotos divididos em séries. Os primeiros colocados de cada série irão para a final, na disputa do prêmio que dará 50% de desconto ao campeão para competir na categoria no próximo ano.

Para mais informações e como se inscrever na FVee Open, e também participar do Campeonato Paulista e da Copa ECPA, treinos livres e aulas de pilotagem, acesse o site www.fvee.com.br

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Motul (www.motul.com)

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma empresa francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de qualidade para motores de alta tecnologia em diferentes segmentos: carros, motos, pesados, agrícola, náutica, veículos antigos, transmissão, kart e sua vertente industrial, a MotulTech.

A marca, presente no Brasil desde 1992, possui em seu portfólio a linha mais completa de lubrificantes e fluidos para transmissão do Brasil, apoia grandes equipes em competições internacionais como: Dakar, 24 horas de Le Mans (carros e motos), FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP,  IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat entre outros.

“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil.

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)

A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

Nobile Assessoria Contábil (https://www.nobilecontabilidade.com.br)

A Nobile é uma empresa de assessoria e consultoria contábil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: o seu negócio.

DK Drones (www.dk-drones.fr)

A DK Drones é uma empresa líder no mercado de drones, localizada no norte da França. Oferece conselhos e serviços para concepção e manutenção de drones e propõe as melhores soluções para fotos aéreas, modelagem 3D, inspeção ou limpeza de telhado, …

GiPA (www.gipa.eu)

Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 40 países e possui 35 anos de experiência, tem escritório desde o ano 2000 no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.