Mimulus Cia de Dança apresenta: Por Um Fio – Intervenção artística e Aula aberta: Dance com a Mimulus

Eventos gratuitos ocorrem em praças da capital mineira neste final de semana

A Mimulus Cia de Dança irá promover neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de fevereiro, uma intervenção artística inspirada no espetáculo “Por um Fio”. Em seguida, o público terá a oportunidade de participar de uma aula aberta, voltada para pessoas de todas idades, incluindo ritmos como Samba, Forró, Salsa, além de diversas outras danças populares. A proposta é incentivar a prática de atividades físicas prazerosas, capazes de promover o bem-estar e a saúde física e mental, além de garantir uma experiência de socialização.

Na intervenção os bailarinos constroem uma instalação artística com elementos cênicos do espetáculo. A arquitetura dos locais que receberão as apresentações, bem como os passantes, pedestres e espectadores serão envolvidos em fios de lã, barbante e nos próprios figurinos dos bailarinos, provocando sensações de pertencimento, em um emaranhado de braços e corpos que passam a bordar coreografias inusitadas.

Vários fragmentos do espetáculo são apresentados com interferências do entorno, incorporando o cenário na apresentação. Ao final, a instalação vai sendo desfeita, durante um movimento que envolve a plateia, que é convidada a entrar em um jogo de improviso. A partir daí, inicia-se a aula aberta: Dance com a Mimulus.

“Por Um Fio” é um dos espetáculos de maior sucesso da Mimulus Cia de Dança. Criado em 2009, em homenagem a Arthur Bispo do Rosário, já foi apresentado mais de 80 vezes, no Brasil, EUA, Portugal, França, Itália e Bélgica. O espetáculo segue vivo no repertório da companhia, com toda a sua força original, adaptado a espaços alternativos em fragmentos ou nas intervenções urbanas.

É do caráter da Mimulus humanizar espaços públicos, popularizar a cultura, conhecer pontos de vista dos espectadores sobre aspectos da vida contemporânea, além de envolvê-los em ações artísticas e de áreas afins. A arte como forma de inclusão e como fonte de pesquisa e de aproximação com o público.

Sinopse Por Um Fio:

A companhia transpõe o fascínio pelos bordados, escritos, amontoados de Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias. Emaranhado de fios elétricos, filamentos das lâmpadas incandescentes que se confundem com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra.

Fotos para divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1zSRXW0oUWAKsrdsX07F47FySloPtZqu4

Serviço

Ministério da Cultura, Instituto Unimed BH e Prefeitura de Belo Horizonte apresentam:

Temporada Mimulus BH

Data: 24 de fevereiro – sábado

Horário: 16h

Endereço: Praça Dr. Carlos Marques, s/n° – Calafate – Belo Horizonte – MG

Apoio: Associação Voluntários Beija-Flores)

Gratuito e acessível com tradução em Libras

Data: 25 de fevereiro – domingo

Horário: 10h

Endereço: Praça do Encontro – Rua Professora Vera Gonçalves Terra, 663 – Serra Verde – Belo Horizonte – MG.

Gratuito e acessível com tradução em Libras

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *