Mimulus Cia de Dança inaugura exposição em homenagem a Baby Mesquita

A Associação Cultural Mimulus realiza a abertura da exposição “POTÊNCIA DE VIDA – FLORES DE CORAGEM, Mimulus 30 anos”. Uma homenagem a Baby Mesquita — fundadora, diretora, produtora, figurinista, mãe da Mimulus — por ocasião da celebração dos 30 anos da Cia de Dança e 33 anos da Mimulus Escola de Dança, alguns dos muitos legados deixados por ela.

Mistério da Cultura, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Instituto Cultural Vale e o Instituto Unimed BH apresentam: “POTÊNCIA DE VIDA – FLORES DE CORAGEM, Mimulus 30 anos”

Baby Mesquita trabalhou e lutou pelas artes e pela cultura, durante mais de três décadas. Uma criadora genial, que produziu todas as ações da Mimulus Cia de Dança. Foi ela quem criou seus figurinos, os projetos e deu todo o suporte e apoio incondicional para sua permanência, sua existência, e sobretudo em prol da resistência do grupo. Baby Mesquita faleceu em maio de 2022, enquanto prepara-se para dormir. Ela estava com um livro de filosofia entre as mãos, deixando um exemplo de sua potência de vida, criação, reflexão e ação.

A exposição de parte do acervo de figurinos da Associação Cultural Mimulus reúne grandes momentos da trajetória da Mimulus Cia de Dança, com peças que fizeram parte de nove espetáculos do repertório da companhia, criados entre os anos 2000 e 2018, celebrando a vida e a arte de Baby Mesquita. Em algumas criações, Baby contou com a colaboração de outros profissionais, como Ronaldo Fraga, Juliana Macedo e Ednara Botrel.

A Mimulus prossegue, persiste e existe assim como Baby a planejou. Parte dos movimentos da as danças de salão como essência para criar suas coreografias e espetáculos. Com seus trabalhos, já circulou por mais de 80 cidades e 14 países. Em suas criações, promove um trabalho de pesquisa, educação, colaboração, experimentação, evidenciando a conexão entre dois corpos que dançam juntos, principalmente em tempos de tanta desconexão física.

Mimulus é uma flor conhecida como a ‘planta da coragem’. Essa é a razão do nome, escolhido pela fundadora Baby Mesquista.

Programação:

A Associação Cultural Mimulus abre as portas neste sábado, dia 09 de março, a partir das 17h30. A programação terá início com a tradicional Hora do Refresco, um momento de confraternização e troca de conhecimentos. O convidado dessa edição – que irá comandar a roda de conversa é o arquiteto e cenógrafo Ed Andrade, parceiro nas criações dos espetáculos da Mimulus Cia de Dança, desde 2001. Ed também é professor adjunto da Escola de Belas Artes da UFMG. Possui Mestrado em Artes pela UFMG e Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO, atuando na prática, no ensino e na pesquisa do espaço cênico. A Hora do Refresco terá tradução em Libras e será transmitida de forma online pela plataforma Zoom.

A roda de conversa com Ed Andrade marca a abertura da exposição “POTÊNCIA DE VIDA – FLORES DE CORAGEM, Mimulus 30 anos”, que poderá ser visitada até o final do ano na sede da Associação Cultural Mimulus. As peças do acervo podem ser tocadas pelas pessoas cegas e possuem placas explicativas em braille. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 16h30 às 22h; e aos sábados, das 14h às 18h30.

Os participantes poderão desfrutar da exposição até o final da programação do dia, que seguirá com uma festa dançante a partir de 20h. Às 21h, a Mimulus Cia de Dança, irá apresentar fragmentos do espetáculo “Flores de Coragem”.

Link fotos da exposição:

https://drive.google.com/drive/folders/1idwjceFSgQZCifhXAjLCPXcZLvXXevyN?usp=sharing

Serviço

Mistério da Cultura,  Prefeitura de Belo Horizonte, Instituto Cultural Vale e o Instituto Unimed BH apresentam: “POTÊNCIA DE VIDA – FLORES DE CORAGEM, Mimulus 30 anos”

Data: 09 de março – Sábado

Local: Associação Cultural Mimulus( Rua Ituiutaba, 325 – Prado, Belo Horizonte)  

Horários:

  • 17h30 – Hora do Refresco, bate-papo com Ed Andrade (gratuito);
  • 18h – Abertura da exposição do acervo de figurinos (gratuito);
  • 20h – Festa dançante (ingressos pelo Sympla);
  • 21h – Mimulus Cia de Dança apresenta fragmentos do espetáculo Flores de Coragem (ingressos pelo Sympla).

Informações e entrevistas: Jomar Mesquita (31) 99213-6038

Acessibilidade para cegos, surdos, pessoas com mobilidade reduzida e outras deficiências.

Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *