Museu Estação Jacuba de Hortolândia é opção de lazer neste fim de semana

Espaço cultural da Prefeitura abrirá para visitação no sábado e domingo (23 e 24/03), das 9h às 13h

Que tal fazer um programa cultural no fim de semana? A dica da Prefeitura de Hortolândia é visitar o Museu Municipal Estação Jacuba, que estará aberto, neste sábado e domingo (23 e 24/03), das 9h às 13h. O espaço está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

Esta será a última oportunidade para o público conferir no museu a exposição “Arte e Vida”, que será encerrada no domingo. A exposição é uma homenagem à clássica obra infantojuvenil “Sítio do Picapau Amarelo”, criada pelo escritor Monteiro Lobato. A mostra apresenta trabalhos criados pela artesã Rosa Alice dos Santos Moreira, moradora da cidade. A artista recria os personagens da obra literária em forma de manequins. A exposição também apresenta peças de artesanato, tais como pinturas em tecidos, tapetes e obras em madeira. A exposição é um dos projetos contemplados pela lei Paulo Gustavo.  

MUSEU MUNICIPAL ESTAÇÃO JACUBA

O museu ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos relacionados à história da própria estação e do município, que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.

O espaço fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o centro orienta os visitantes a permanecerem na área externa cercada com grade para tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem.

O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o centro conta com Wi-Fi, disponibilizado pelo grupo Railcam Brasil.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *