Nova Odessa passa de 115 mil doses de vacinas contra a Covid aplicadas na população

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

A Prefeitura de Nova Odessa prossegue, por meio da Secretaria de Saúde, com a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em todo o município. A imunização é feita diariamente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e para todas as faixas etárias. De acordo com o “Vacinômetro” online, até quinta-feira (10/02), haviam sido aplicadas 115.114 doses das vacinas em moradores da cidade.

Dessa forma, 96,88% da população novaodessense com 12 anos ou mais estão com o esquema vacinal completo, e 20.386 moradores já tomaram até mesmo a terceira dose, ou dose de reforço. Já do público infantil, último grupo incluído na campanha, foram vacinadas 1.952 crianças de 5 a 11 anos, ou o equivalente a 55,45% do total estimado para a cidade nessa faixa etária.

Por isso, a recomendação da Secretaria é para que todos que ainda não tomaram a primeira ou que estão com a segunda dose atrasada, bem como aqueles que já podem tomar a dose de reforço (“D3”) – ou até mesmo o “segundo reforço” ou “D4” exclusivo para os pacientes imunossuprimidos –, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, reforçando a proteção contra casos graves e fatais da doença.

“Pedimos a colaboração dos moradores para que se vacinem contra a Covid-19. A campanha continua diariamente nas sete UBSs da cidade para todos com idade superior a 5 anos, conforme as regras e prazos vigentes”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Silvio Corsini.

No caso das crianças, a imunização é feita mediante cadastramento no site http://vacina.novaodessa.sp.gov.br/ e agendamento prévio informado pela equipe da Unidade de referência da criança por telefone. O CPF da criança é documento essencial para o atendimento.

FALTOSOS

Nova Odessa registrou aumento pela procura da vacina em janeiro, em comparação com dezembro do ano passado. Em janeiro de 2022, foram aplicadas 10.757 doses, contra 6.441 no mês anterior. A dose de reforço, por exemplo, mais que duplicou no primeiro mês de 2022: 8.862 (janeiro/2022) contra 4.363 (dezembro/2021).

Mas o número de faltosos continua alto, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde de quinta-feira (10/02): 1.267 moradores ainda não voltaram às UBSs para tomar a “D2” da Pfizer, 738 da CoronaVac e 581 da AstraZeneca.

BOLETIM

Com a nova “onda” da pandemia a partir de janeiro, o município atingiu a marca de 8.759 casos positivos de Covid-19, com 245 óbitos desde o início da pandemia em março de 2020. Graças à vacinação em massa, aponta a Secretaria, os índices de letalidade do vírus estão bem menores que nas “ondas” anteriores da pandemia.

Nova Odessa registrou mais um óbito no boletim de quinta, uma mulher de 61 anos que residia no Jardim São Francisco e faleceu no dia 04/02 na Extensão da Unidade Básica de Saúde do Alvorada.

Ao todo, foram registrados 8 óbitos em janeiro desse (ano contra 11 óbitos em janeiro do ano passado).

Morreram neste ano de Covid uma mulher de 75 anos, moradora do Jardim Santa Luiza, com comorbidade (cardiopatia), em 11/01; uma mulher de 64 anos moradora da zona rural, portadora de duas comorbidades (óbito no dia 23/01 no HMNO); uma mulher de 85 anos moradora do Capuava (óbito em 25/01, no HMNO); um homem de 89 anos morador do Centro (óbito em 21/01, em Americana); um homem de 82 anos morador do São Manoel (morreu dia 25/01 no HMNO); e homem de 72 anos morador do Santa Rita (que faleceu dia 22/01 no HMNO).

O óbito anterior a estes, e o último de 2021, havia acontecido em 19/10/2021.

Por isso, todos devem continuar usando máscaras (principalmente fora de casa e na presença de pessoas dos grupos de risco, como idosos, acamados, imunossuprimidos, ou aquelas com doenças que são consideradas comorbidades e etc), evitando ao máximo aglomerações e higienizando as mãos constantemente, por exemplo, com o uso de álcool a 70%.

Acompanhe a evolução de casos e óbitos e o “Vacinômetro” em http://www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/painel.html e http://vacina.novaodessa.sp.gov.br/.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *