Nova Odessa sedia reunião de prefeitos em celebração dos 13 anos do Consimares

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Cidade-sede da instituição, Nova Odessa sediou na manhã de quinta-feira (27/01), no auditório do Paço Municipal, o encontro comemorativo dos 13 anos de fundação do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Na pauta, além do aniversário da entidade, foram discutidos outros assuntos, como o planejamento do ano e as datas das próximas reuniões de fevereiro e março, para apreciação das contas dos Conselhos Fiscal e Administrativo, entre outros.

Anfitrião do evento, prefeito novaodessense Cláudio José Schooder, o Leitinho, comentou a importância do Consórcio para as sete cidades participantes.

“É uma alegria fazer parte desse momento histórico do Consimares, um dos primeiros consórcios de resíduos do Brasil, que foi formado com a finalidade de promover a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos entre as cidades consorciadas. Os trabalhos e ações visam novas soluções e tecnologias para destinação adequada dos resíduos gerados dentro dos sete municípios que o compõem, sendo um importante aliado dos esforços na preservação do Meio Ambiente”, disse Leitinho.

Para o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, os trabalhos avançaram, “mas ainda há muito a avançar”. “A sustentabilidade é o princípio do direito ambiental e é o que o Consimares faz, atua pela destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados dentro das cidades que fazem parte desse consórcio. Os projetos do Consimares são muito maiores e mais amplos do que qualquer vaidade pessoal”, afirmou.

Além de Leitinho e Baroni, o encontro contou com as presenças do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, do prefeito de Capivari, Vitor Hugo Ricomini, e do vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches.

Os vereadores Adilson Paranhos (Monte Mor), Márcia Campos (Hortolândia), Vinicius Scarso (Capivari) e Rudiney Lobo (Sumaré), a conselheira fiscal Ketlen Vieira (vereadores em Elias Fausto), o secretário de Obras e Serviços Públicos de Sumaré, Aparecido Fernandes, a secretária de Meio Ambiente de Hortolândia, Eliane Nascimento, o superintendente do Consimares, engenheiro Mimo Ravagnani, e o secretário Fábio Orsi também falaram.

O CONSÓRCIO

O Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC foi instituído em 22 de janeiro de 2009, foco na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos entre as cidades consorciadas. O Conselho tem desenvolvido trabalhos e ações em busca de novas tecnologias para destinação dos resíduos gerados dentro dos municípios, sendo um importante aliado dos esforços na preservação do Meio Ambiente.

Dentre suas missões, estão a identificação das deficiências e potencialidades dos sistemas de limpeza urbana, coleta seletiva, coleta de lixo doméstico, hospitalar, de saneamento básico, de construção civil, entre outros, sempre visando uma destinação correta e sustentável de cada município.

Atualmente conta as cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste integram o Consimares, num total de 910.885 habitantes, com uma geração estimada de 650 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por dia.

Os técnicos do Consimares trabalhavam desde a fundação em uma sala do Paço Municipal de Nova Odessa, cidade-sede do colegiado. Atualmente, a sede do Consórcio fica em uma sala comercial na Rua Independência, nº 637, no Centro de Nova Odessa.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *