Novembro Azul: cirurgia com laser thulium, oferecida pelo Vera Cruz Hospital, trata aumento benigno de próstata

Conhecida como ThufLEP, procedimento é realizado pela equipe de urologia desde o início do semestre; unidade é uma das pioneiras na técnica

O pioneirismo, sob diversos aspectos, é uma das premissas da assistência em saúde oferecida pelo Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP). E a área de urologia, bastante enfatizada pela campanha global “Novembro Azul”, traz uma das novidades mais recentes da unidade: a cirurgia que utiliza o laser thulium para a enucleação endoscópica de próstata, chamada de ThufLEP. A técnica, usada para o tratamento do aumento benigno da próstata, já foi realizada dez vezes no hospital, todas com resultados positivos; outras quatro estão marcadas para o próximo mês.

No interior paulista, o Vera Cruz é um dos primeiros a adotar a ThufLEP, chancelada pela EUA (European Association of Urology) e AUA (American Urological Association) – as principais sociedades de urologia do mundo – como tratamento “Padrão Ouro” para o tratamento de próstatas maiores que 80 gramas. A AUA vai além: indica a técnica independentemente do tamanho da próstata, justamente por oferecer grandes vantagens aos pacientes.

“O procedimento, pela alta potência do laser, permite a retirada de uma quantidade maior de tecido prostático, uma recuperação pós-operatória mais rápida, com alta após um dia de internação, e possibilitando ao paciente um maior jato urinário e menos incômodo no pós-operatório”, explica Bruno Resende, urologista do Vera Cruz. Segundo o especialista, o laser thulium tem superioridade em relação a outros métodos disponíveis para o tratamento da doença devido às características físicas, gerando uma potência de ação muito maior e uma frequência de ondas de choque muito mais elevada, podendo trazer aos pacientes os benefícios citados acima.

À medida em que a enucleação endoscópica de próstata seja mais conhecida, deve crescer o número de interessados no procedimento, acredita Resende. “Para fazer este tipo de cirurgia é necessário que o paciente procure por profissionais capacitados e treinados para realizar esta técnica da forma correta para que tenha todos os benefícios dela”, conclui.

Tratamentos modernos e eficazes

A ThufLEP é segunda novidade só neste ano voltada ao tratamento de próstata. No primeiro semestre, o Vera Cruz Hospital trouxe para a região a cirurgia de UroLift. O procedimento, que chegou ao Brasil em março, visa o tratamento da próstata aumentada, ou seja, da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Considerada simples, a cirurgia leva em torno de 20 minutos, e a alta também é no mesmo dia. Com auxílio de um aplicador, é acessada a próstata aumentada, permitindo que pequenos implantes sejam colocados de forma permanente no local onde é necessário o alargamento da uretra prostática, afastando os tecidos e expandindo o canal da uretra. O alívio é rápido e seguro.

O médico urologista João Vitor Caprini Oliveira, que também integra a equipe do Vera Cruz Hospital, acrescenta outro benefício da técnica. “Outra vantagem do UroLift é que ele pode preservar a função de ejaculação, auxiliando na atividade sexual o que é considerado importante para muitos pacientes”, destaca.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase seis anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de duas mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *