Os ciclos da vida humana! (Parte Final)

Enfim, mais um ano novo chegou… Depois das Festas de Natal e Reveillon, muita correria, comida, alegria, presentes, crianças felizes com a chegada do papai-noel; agora malas prontas, viagens e uns dias para descansar e repor as energias. E sempre que algo novo chega, traz a esperança que seja muito, muito melhor! Assim desejamos! E assim será? Explico…

Muitos passaram o Natal e o Reveillon com a família ou entre amigos, mas muitos também passaram sozinhos, por opção ou pela própria condição; outros estão enfrentando momentos difíceis, seja por uma separação recente, por dificuldades financeiras, pela perde do emprego, ou ainda, enfrentando a dor de uma perda ou estão com pessoas queridas num leito de hospital…

Nossa!!! E a alegria deste mês de dezembro? Calma!!! Sabemos que nesta época do ano ficamos mais sensíveis e tudo que nos acontece parece deixar nossas emoções à flor da pele, onde sentimos tudo com mais intensidade e a dor parece doer ainda mais. Diante das saudades, das tristezas, da solidão, e ainda de tudo o que o nosso querido Brasil está passando… Então!!! Como esperar que esse próximo ano de 2018, que já começou, seja melhor?

Será que não podemos parar e buscar a lição que todas as situações difíceis nos trouxeram? Quando um ano termina tendemos a nos cobrar por tudo aquilo que não fizemos, não conseguimos, atitudes que não tomamos, situações que não resolvemos, nos criticamos e nos culpamos, mas dessa vez faça diferente… Calma novamente… Não quero que você seja ser seu maior inimigo… A vida muitas vezes se mostra tão difícil que tendemos sempre a olhar apenas a parte vazia do copo, ou seja, as dificuldades. Quando sofremos por algo ou alguém, não conseguimos sequer raciocinar, a emoção sobrepõe a razão e sofremos mais e mais. Mas vocês podem escolher entre continuar sofrendo ou buscar algum aprendizado. E melhor!!! Para de pensar e agir como a tal “Lei de Gerson”… Acordem!!! Qual caminho você prefere seguir e educar seus filhos? Você quer começar o ano de 2018 acreditando que tudo vai continuar igual, sofrendo, chorando, ou acreditar que será verdadeiramente um novo ano muito melhor?

Então meus queridos leitores, mudem… Isso mesmo… As mudanças começam dentro de nós… Peçam como eu; neste momento eu lhes peço que parem por uns minutos e reflitam sobre esse ano que está começando… Sei, que vocês poderão até dizer que não tem tempo, eu entendo… Mas em algum momento parem e reflitam tudo aquilo que vocês passaram, e as consequentes lições que aprenderam em 2017… Por mais difícil que seja uma situação, sempre deixa um aprendizado, lembram? Perguntem a vocês mesmos o que as tais situações que vocês vivenciaram estavam querendo lhes mostrar. Tenho certeza que se insistirem nas perguntas vocês conseguirão obter a(s) resposta(s). E isso os aliviarão e expandirão as suas consciências muito, pois sempre que entendemos o possível motivo pelo qual passamos por alguma situação, conseguimos tranquilizar nosso coração e atingir a tão desejada paz!!!

Procurem perceber o quanto vocês foram fortes para chegar até aqui e para enfrentar tudo o que já aconteceu. Mesmo que vocês tenham que olhar para os lados e (re)começar a recolher todos os cacos que sobraram, ainda assim poderão se tornarem inteiros(as) novamente e quantas vezes for preciso. Lembrem-se sempre que todos nós somos capazes, incluindo vocês! De reconhecer cada conquista que tiveram ao longo deste ano que acabou, e agradecer!!! Exercitem acima de tudo a gratidão!!! Principalmente em momentos muito difíceis, pois; eles podem tornar a acontecer. Em tudo podemos aprender, e quando aprendemos podemos agradecer, e com isso crescer e evoluir, pois; acredito ser esse nosso objetivo maior: a evolução!!! E só evoluímos com autoconhecimento, olhando para dentro e sendo capazes de identificar cada sentimento gerado pelas situações que enfrentamos e superamos.

Sim, 2018… Ano de olharmos mais e mais para dentro… E isso, requer coragem para enfrentar as dores e perdas, mas saibam que se não olharem e perceberem irá doer da mesma forma, ou quem sabe, até mais, porque estará ignorando algo que quer e precisa ser modificado. Pois, tudo tem um limite e vocês tem que perceber a hora de parar e reagir. Que tal decidir que esse momento seja agora em 2018? Nem sempre temos o controle de tudo, diante de muitas situações somos impotentes e também podemos aprender com isso. Mas, enquanto ficarmos no papel de vítimas, buscando culpa, seja no outro ou em nós mesmos, não conseguiremos mudar nada. Querem mudar de verdade em 2018? Votem direito… Feliz Ano Novo…

Vinícius Dottaviano

Vinícius Dottaviano
Doutorando em Psicologia da Arte (Unicamp), Mestrado em Artes e Educação (Unicamp), Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitiva/Comportamental (UNIAnchieta de Jundiaí), Bacharelando em Direito pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí/SP, Licenciado em Psicologia pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí/SP, Licenciado em Dança e Artes Corporais (Unicamp) e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC.
Email: [email protected]

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *