‘Outubro Rosa’ tem palestras no Clube da Melhor Idade e webinário online em Nova Odessa

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Nesta terça-feira (19/10), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa promoveu o “Dia D” do “Outubro Rosa”, com várias atividades visando a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde da mulher e a prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. De manhã, ocorreu uma “roda de conversa” especial no Clube da Melhor Idade, e à tarde, um webinário com palestras e depoimentos com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

A abertura do “Dia D” começou com um discurso do prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, no Clube da Melhor Idade, destacando a importância de conversar sobre esse tema. “Esse clube é uma família para todos que participam e, para mim, é uma alegria ver isso em vocês e contar sempre com a participação de todos vocês nesses eventos. Sabemos a dificuldade que passamos nessa pandemia, perdemos muitos entes queridos, por isso entendemos a importância da vida, entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso precisamos destacar essa conversa sobre o câncer de mama que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro”, disse.

A palestra da manhã foi dada pelas enfermeiras Sheila Raso e Rosana Castro Melo para as frequentadoras do Clube e também 20 mulheres do Grupo AMAVI (Amigas da Mama, Amigas da Vida). Este grupo foi escolhido porque a população de maior risco para câncer de mama são as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos. O objetivo foi conscientizar para os exames de rastreamento da doença, o autocuidado, bem como empoderar as participantes sobre o assunto para serem multiplicadoras nas suas comunidades.

Também participaram da abertura os representantes da Unimed, Danilo Souza e Camila Ferreira, que entregaram os calendários 2022 do “Outubro Rosa” para quatro mulheres que passaram por tratamento de câncer de mama e são moradoras de Nova Odessa atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa. As quatro são parte das 45 mulheres fotografadas para aparecer nos calendários personalizados da Unimed 2022. A parceria do “Outubro Rosa” entre a Unimed e a Prefeitura é realizada através do Fundo Social e de sua presidente, Juçara Rosolen, que já promoveu outras parcerias neste ano.

WEBINÁRIO

Já a palestra online da tarde com transmissão pela página da Prefeitura no Facebook, com o tema “Saúde da Mulher e Prevenção do Câncer”, e contou com apresentações de médicos especialistas, enfermeiros, uma profissional de Práticas Integrativas em Saúde e uma coach em Desenvolvimento Humano, além de depoimentos e projetos em desenvolvimento na cidade e região sobre o tema.

Também foi apresentado o trabalho desenvolvido atualmente na Rede Municipal, incluindo o Projeto Linha Rosa, que agiliza o fluxo de atendimento de pacientes de câncer de mama e outros, e a caminhada do “Outubro Rosa” marcada para o dia 23/10. O Prefeito que participou ativamente da programação convidou a todos para participarem da caminhada no sábado, que começa às 9h e tem a participação livre e gratuita.

CAMISETAS

Devido à grande procura, que surpreendeu positivamente a voluntária e organizadora Silvana Marinho, terminaram já no primeiro dia de trocas as 600 camisetas da Caminhada Outubro Rosa de Nova Odessa, marcada para este sábado, às 9h, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Paço Municipal. Por isso, não haverá troca de alimentos nesta quarta, quinta e sexta, conforme inicialmente planejado.

Mas Silvana adiantou que já conseguiu novos patrocinadores para a produção de mais 600 camisetas personalizadas, que só devem estar prontas no próprio sábado do evento. Assim, haverá a troca de dois quilos de alimentos não perecíveis por uma camiseta do evento no sábado, dia 23/10, uma hora antes do início da caminhada – ou seja, a partir das 8h –, na porta do Paço Municipal.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *