Peça “A Princesa Dara e o Sapo que Fala” vira documentário

O espetáculo infantil da Cia de Teatro Kokelinha de Campinas, se tornou um documentário, que irá ao ar pelo canal do youtube do grupo no dia 30 de dezembro, a partir das 20h. A peça fez recentemente uma temporada on-line, que contou com cinco apresentações, transmitidas também pelo canal do youtube da Cia Kokelinha. Além disso, o projeto rendeu a oficina “Histórias Africanas Para Crianças”.

Em “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala – O Documentário”, os atores da Cia Kokelinha aparecem falando sobre a história, sobre os personagens, curiosidades e percepções sobre as temáticas apresentadas ao longo do espetáculo. Os depoimentos são permeados por imagens inéditas dos bastidores da gravação que aconteceu durante o mês de novembro de 2021 no Teatro Castro Mendes, em Campinas. O roteiro, captação de imagens e edição é de Wesley Bastos, fotógrafo e cineasta que acompanha o grupo fazendo registros desde sua primeira apresentação em 2019.

Sobre o espetáculo:

“A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” estreou sua primeira temporada em abril de 2019, no Teatro Carlito Maia, em Campinas. Posteriormente, a peça esteve na programação do Arteiras e Arteiros do Urucungos. Em 2020, a segunda temporada da peça foi cancelada devido a pandemia. Em 2021, o projeto foi contemplado pelo edital “Ações em Rede”, da Lei Aldir Blanc, que proporcionou a temporada on-line do espetáculo. A história da peça se passa no fictício reino africano de Kadondo, onde a rainha Nandi Ka está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. A princesa terá que lidar com um sapo, mais artista que anfíbio, que se torna o centro das atenções da festa. Juntos, a princesa e o sapo trilham uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento.

Sobre a Cia Kokelinha:

A Cia Kokelinha nasceu em Campinas, no final de 2018, com o intuito de realizar peças infantis autorais, que levassem o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica. Em 2019, o grupo estreou sua primeira montagem, o musical infantil “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” e se dedicou a esquetes, contações de histórias e pockets infantis. 

Em 2020, com o início da pandemia e o consequente isolamento social, o grupo buscou caminhos alternativos para levar sua arte até o público. A cia criou então seu canal no youtube e lá, adaptou seu espetáculo autoral “Os Feijões Mágicos de João” para um formato que o grupo nomeou de teatro web. Além disso, a cia passou a se dedicar a série “Contação de histórias na Quarentena”, baseadas em clássicos literários de Mary França.

Em junho de 2020, a Kokelinha realizou o evento “Arraial Virtual”, com músicas, contação de histórias e um novo teatro web: “A Quadrilha dos Bichos”. Em agosto de 2020, integrou a programação de contações de histórias da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, apresentando “O Sol e a Lua”. Em outubro de 2020, fez parte do projeto “Criação no Caos”, do Cantinho Da Criação e lançou um videoclipe para a canção “Ao Mestre Com Carinho”.

Em dezembro de 2020, a Cia Kokelinha esteve no festival de teatro on-line “Entre Cantos”, no qual conquistou três prêmios: “Melhor Concepção de Vídeo – Júri Popular”, “Melhor Concepção de Vídeo – Júri Técnico” e “Prêmio Impacto Social”. Em 2021, a Cia Kokelinha produziu o material audiovisual “Contação de Histórias Africanas” para o grupo Urucungos Puítas e Quijengues, como parte do projeto “Urucungos em Rede”.

Ficha Técnica:

Elenco: Dafner Cibele, Felipe Leão, Rosangela Almeida, Iuri Lupetti, Allex Borges, Ítalo Jonas

Iluminação: Paulo Zarta

Direção artística e dramaturgia: Ítalo Jonas

Roteiro, edição e direção: Wesley Bastos

Classificação: Livre

Produção: Cia Kokelinha

Serviço:

A Princesa Dara e o Sapo Que Fala – O Documentário

Quando: 30 de dezembro de 2021

Horário: 20h

Onde: Youtube da Cia Kokelinha (www.youtube.com/kokelinha)

Gratuito

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *