Prefeitura de Nova Odessa, comunidade e voluntário plantam 230 mudas de árvores no Terra Nova

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

No último sábado (23/10), a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria do Meio Ambiente, apoiou e participou de um “mutirão” de plantio de mudas de árvores no Jardim Terra Nova. O evento começou às 8h, contou com a participação da comunidade local, mobilizada pelo voluntário Matheus Grolla Martins.

O Projeto fez a recuperação da área verde na Rua Virgilio Bodini, com o plantio de 230 mudas de árvores de espécies nativas e leguminosas. O evento contou com aproximadamente 40 pessoas, entre eles moradores do bairro e servidores da Prefeitura.

“Foi muito bom ver a participação dos moradores, que levaram as crianças e os animais de estimação. Até mesmo os escoteiros participaram. Fiquei muito feliz com o resultado. Conseguimos plantar todas as 230 mudas, e quero destacar que esse projeto se expandirá por toda a cidade, construindo assim um ambiente de sustentabilidade no município”, disse o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Bruno Crema.

O mutirão foi realizado com apoio da equipe de Parques e Jardins da Secretaria do Meio Ambiente, bem como da Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, que forneceram mão de obra, maquinário e as mudas, que são do Viveiro Municipal do Guarapari.

O evento é uma iniciativa dos moradores do bairro, que colaboraram para a realização do projeto através da Associação de Moradores do Terra Nova. Além do apoio da Prefeitura, eles também receberam ajuda da Coden Ambiental e do voluntário Matheus Grolla Martins, que é gestor ambiental pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

“A área delimitada para o plantio tem aproximadamente 6.500 metros quadrados, apresentando muita degradação de seu solo, contendo árvores mortas e sendo usado como depósito de lixo irregular”, explicou o secretário-adjunto.

“Toda ação que visa o cuidado e a preservação do nosso meio ambiente, dos nossos mananciais e dos animais tem o apoio da nossa gestão. Desde criança sou muito atento às questões do meio ambiente e da causa animal, e agora como prefeito, vamos garantir todo o apoio a essas iniciativas. Parabéns à equipe do Bruno, ao Matheus e todos os envolvidos”, afirmou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

COMPACTAÇÃO

Segundo o adjunto, o espaço apresenta um alto nível de compactação do solo, fenômeno que ocorre a partir da ação humana, que prejudica a terra através do uso de técnicas e máquinas de forma imprópria, causando a redução da capacidade de absorção de nutrientes e água, “o que acarreta em uma terra com baixa fertilidade e, consequentemente, pouca produtividade”.

Essa mesma área já recebeu um plantio de mudas quando o bairro foi implantado, mas muitas dessas primeiras árvores já morreram por causa dos problemas apresentados pelo solo.

Devido ao solo estar com altos níveis de compactação e com baixa fertilidade, tipos específicos de plantas foram selecionados, para deixar o plantio mais efetivo, no caso plantas leguminosas, “que entram mais facilmente na terra, devido às suas raízes mais fortes”, finalizou Bruno. Entre algumas das espécies escolhidas estão: algodoeiro, cabreúva, embaúba, ingá e ipê-roxo, entre outras.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *